21/11/2015

Vango - Entre o Céu e a Terra - Timothée de Fombelle

Autor: Timothée De Fombelle
Editora: Melhoramentos  | |  Páginas: 360  | |  Informações: Skoob


Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade: esses são os grandes desafios de Vango. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com esse rapaz órfão de 19 anos que desconhece sua origem e tenta entender por que a polícia e um franco-atirador estão em seu encalço.

A narrativa começa na solenidade em que Vango e outros seminaristas seriam ordenados padres na Catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, suspeito do crime, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo da aventura de que é feita toda a saga, em que acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – pulando de um trem em movimento, escondido na copa das árvores num bosque da Escócia ou dependurado num zepelim sobre um vulcão.

O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel, porém, fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência. A saga traz outros personagens marcados por segredos, como Mademoiselle, a senhora poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos 3 anos, e Hugo Eckener, personagem verídico, comandante do Graf Zeppelin, o grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Algumas personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.



****



Em poucas palavras acho que posso dizer que Vango se mostrou uma excelente aventura histórica com uma boa dose de suspense e thriller. Mesmo que o titulo não chame muito a atenção, não se atenha nisso, pois você pode acabar perdendo uma excelente história, com bons personagens, fatos históricos muito interessantes e, acima de tudo, uma narrativa deliciosa de se acompanhar, que não deixa o ritmo cair em quase nem um momento. Vango foi um tiro no escuro, mas que acertou em cheio!

"Pequenos milagres podem acompanhar grandes desgraças. Era isso o que Vango sempre pensara. Bastava ter confiança."

Acho que o principal ponto a ser destacado no livro é a narrativa. O autor é visivelmente muito talentoso, tem uma escrita maravilhosa e o ritmo que ele emprega no livro do inicio ao fim é espetacular. Somos lançados em meio a uma sucessão de acontecimentos que muitas vezes nos deixam confusos, mas nada que chegue a atrapalhar a leitura, ela vai é se tornando cada vez mais frenética e nos deixa sempre um gostinho de quero mais a cada página. Mesmo sendo meu primeiro contato com uma obra do autor - o qual eu nunca tinha ouvido falar - acho que posso dizer que Timothée de Fombelle ganhou mais um fã.

Além da narrativa maravilhosa o autor ainda nos presenteia com ótimos personagens (ficcionais e históricos). Este é outro ponto em que o livro se destaca e, mais uma vez, chega a nos confundir um pouco, pois são vários personagens que nos são apresentados ao longo da história. Mas calma! Mesmo causando uma certa confusão em alguns momentos, se você se ater com atenção à história não vai se atrapalhar tanto. Eu sei que dizendo isso parece que o livro é complicado, mas não, não é. Muito pelo contrário, mesmo com seu pano de fundo histórico, que para alguns pode soar meio chato, Vango é uma história incrível que contém elementos suficientes para agradar a qualquer idade, mesmo sendo uma aventura voltada para jovens e adolescentes.

"Vango cresceu na encosta do vulcão extinto. Ali, encontrou tudo o que precisava. Ele cresceu com três babás: a liberdade, a solidão e Mademoiselle. As três se encarregaram de sua educação. Ele recebeu delas tudo o que era possível."

Não achei necessário fazer um resumo da história pois a sinopse já o faz muito bem. O que posso dizer a mais sobre o enredo do livro é que é recheado de muito mistério e muito suspense. A cada acontecimento nos vemos mais e mais curiosos em saber o que virá pela frente. Como já disse antes são muitos personagens (apesar de não ser um Game of Thrones!), e todos acabam se interligando de uma certa forma e no decorrer da história um a um acaba se interligando a Vango, o protagonista. Protagonista esse que eu gostei bastante, pois apesar de jovem e de estar metido em situações bem perigosas, Vango não se deixa vencer e vai até o fim para descobrir todos os mistérios ao seu redor e o porque de estar sendo tão perseguido.

Com muita aventura, mistério, suspense, humor e uma boa dose de romance (sim, também tem!), Vango foi uma leitura maravilhosa que me proporcionou momentos de lazer e me fez relembrar fatos muito importantes da história mundial. Vale ressaltar também a beleza da edição do livro muito caprichada pela editora Melhoramentos. E, claro, fica aqui meu agradecimento à editora por ter entrado em contato comigo e me enviado o exemplar. Peço desculpas também pela demora na publicação da resenha. Mas o melhor de tudo é o quê? O livro terá uma continuação e eu não vejo a hora de estar com ela nas mãos.

"Nesse instante compreendeu o que o padre lhe tinha dito. Antes de tudo era preciso ver o mundo. Ele sentiu o poder de um rápido encontro."

Se você tá procurando um livro que te deixe com os olhos bem abertos e que as páginas virem quase que sozinhas, não procure mais, leia Vango - entre o céu e a terra, que você não vai se arrepender.








comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...