19/11/2015

172 Horas na Lua - Johan Harstad

Autor: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 288  | |  Informações: Skoob






O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.
Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém à Lua.
Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer...
Prepara-se para a contagem regressiva.


****


172 horas na lua foi um livro que eu iniciei com um pé atrás, e explico porquê. Devido a sua temática, o enredo e a história em si eu resolvi ler algumas opiniões sobre o livro e foi ai que meu pé ficou atrás, pois a grande maioria classificou o livro de bom pra cima. Imaginando eu que se tratava de uma história de ficção cientifica (gênero que eu não sou muito chegado nem mesmo no cinema), imaginei que não fosse gostar do livro de cara. Que bom que eu me enganei, pois não se trata de ficção cientifica e, olha, o livro é bom pra caramba!

O livro vai nos contar a história de três jovens que acabam sendo os escolhidos numa seleção feita pela NASA para uma nova viagem espacial. A noticia, claro, toma conta do mundo principalmente dos jovens que ficam eufóricos com essa oportunidade. Os sortudos da vez são Mia, Midore e Antoine, três jovens completamente diferentes que tem suas vidas transformadas após serem escolhidos para este novo experimento da NASA. O que eles nem ninguém imaginam é que existem segredos muito bem escondidos pela agência espacial que são o verdadeiro motivo dessa nova empreitada rumo ao espaço. Segredos que podem custar muitas vidas.

"No espaço, ninguém pode ouvir você gritar."

Resumindo numa frase "o livro me surpreendeu", e de forma muito positiva. Não esperava que fosse me deparar com uma história tão intrigante, misteriosa e repleta de suspense que só me deixou cada vez mais curioso e com vontade de chegar ao final e saber como tudo aquilo terminaria. A história do livro foi caminhando num crescente a cada capitulo e quanto mais eu ficava sabendo, mais eu queria descobrir devido a atmosfera misteriosa que ronda o livro quase o tempo todo. Confesso até que em alguns momentos a história chegou a me deixar meio tenso - pra não dizer com medo - tamanho é o clima de mistério e suspense que cercam todos os acontecimentos da história.

A história é dividida em três partes, sendo a primeira a, digamos, mais paradinha, já que é onde são apresentados os personagens, suas histórias e a trajetória de cada um até o evento da viagem à Lua. Da segunda parte em diante é que a história tomou um fôlego muito bom e as coisas começaram a acontecer quase que de forma ininterrupta. Como eu já disse a história só fez crescer e foi ficando cada vez melhor enquanto a leitura foi me absorvendo e me deixando cada vez mais intrigado e curioso em saber o que estaria por vir.

"Não conseguia se livrar do pensamento incômodo de que a visão da noite anterior fora um sinal. Um sinal de que ele deveria ficar longe dos céus. Um sinal de que lá em cima era perigoso."

O autor tem uma escrita simples, mas que soube muito bem conduzir os acontecimentos da história e me deixar pra lá de intrigado com todo aquele mistério. Mesmo não sendo um profundo conhecedor dos elementos usados pelo autor no livro, deu pra perceber que ele deve ter feito uma boa pesquisa para ambientar e embasar bem sua história, devido aos detalhes, principalmente em relação ao espaço, que ele colocou na história sem deixá-la chata. Acho que esse foi um grande trunfo do livro, ter detalhes sobre sua ambientação, mas sem deixar que virassem detalhes enfadonhos ou desnecessários.

Os personagens principais também foram bem desenvolvidos e, no meu caso, que não me apego tanto a personagens, senti muita empatia por eles e me coloquei em seus lugares em alguns momentos (alguns bem tenebrosos, diga-se!). Mas não teve outro elemento a não ser a própria história a me prender e surpreender. Nunca imaginei que o espaço daria tanto pano pra manga e que tantas coisas pudessem acontecer num único cenário e com poucos personagens. Mérito, claro, do autor que demonstrou ter muito talento para escrever e desenvolver histórias aparentemente sem muitos atrativos. 

"O que estamos encarando aqui é algo muito, mais muito perigoso. Algo completamente desconhecido para nós. É diferente de tudo o que já vimos, pois opera totalmente diferente dos padrões normais, sem absolutamente nenhuma emoção. Está além do bem e do mal. Apenas existe. E não parece servir a nenhum propósito além de pura destruição."

Finalizo dizendo que na minha humilde opinião o livro tem tudo para dar um ótimo filme, basta achar quem o adapte bem para o cinema. Digo isso porque à medida que ia lendo era como se eu estivesse vendo um filme na minha frente. Pra quem entende, acho que diria que o livro em si já é bem roteirizado. Enfim, fico na torcida para, quem sabe, algum dia ver 172 horas na lua nas telonas de cinema. E caso você esteja procurando um livro repleto de mistérios, suspense e um final... (meu Deus que final! Nunca imaginei aquilo...). 

Se aventure e passe 172 horas na lua, eu garanto que vale a pena.






comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...