25/09/2015

Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas


Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 400  | |  Informações: Skoob


Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa. Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal. 


****


Essa resenha será um pouco breve, não vou me ater a muitos detalhes e vou tentar dar minha opinião mais sincera possível. De inicio já tenho que admitir certas coisas: não sou um leitor muito eclético, não sou um leitor de clássicos (ainda não li nem um) e também não sou um leitor de crônicas ou poesias. Admito tudo isso sem nenhuma vergonha pois acho que cada um tem seu gosto pessoal seja pelo o que for. Não digo que desta água não beberei já que a vida dá voltas e voltas, portanto, talvez um dia eu me veja apreciando algo destes gêneros. 

O livro 'prometo falhar' é um livro de crônicas ou poesias, ou seja, foi um livro que demorei o mais que pude para abrir, já imaginando que não gostaria ou não me sentiria entusiasmado com o que iria ler. Infelizmente, igual a outras vezes em que tentei ler algo do gênero, a experiência não foi positiva, mas também não foi de um todo ruim. Confesso que apesar de ter lido o livro mais como obrigação do que como tentativa de experimentar algo novo, algumas partes acabaram me chamando a atenção. 

O tema central do livro é o amor em todas as suas vertentes, formas, sensações, situações e maneiras. Isso até que foi um ponto bem positivo na leitura, pois o autor nos mostra amores diferentes daqueles que estamos habituados a encontrar nas páginas de um livro. Outro ponto bem legal do livro - ao menos pra mim que não curto esse tipo de leitura - é que o livro é recheado de citações e frases bem bonitas.

A edição do livro ficou bem caprichada pela Novo Conceito, mas como eu disse desde o inicio, não é o meu tipo de leitura, mas respeito quem goste e até admiro pela facilidade com que absorvem as palavras escritas neste tipo de texto. Pode ser que um dia eu consiga ler algo do tipo com interesse e, quem sabe, até prazer, mas por enquanto, em mais essa tentativa eu "falhei".


"De tudo o que amo é você que mais me apaixona."

"Quantas vezes é possível te amar pela primeira vez?"

"É tão mais fácil não amar. Mas que merda andamos fazendo aqui se não amarmos?

"A ironia da vida é durar apenas o tempo necessário para ser eterna."

"Mas havia o amor e se há coisa que o amor não faz é desistir".

"O amor só existe quando alguém desiste de ser perfeito".












comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...