10/09/2015

O Álbum - Timothy Lewis

Autor: Timothy Lewis
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 240  | |  Informações: Skoob


Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.

Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.


****


Adam é um homem que se torna solitário após sua mulher o deixar. Ele caba entregando-se totalmente ao trabalho e deixa de lado sua vida pessoal. Um dia, enquanto vasculha uma casa desocupada em busca de objetos antigos para vender. ele encontra um álbum com cartões postais, todos enviados sempre às sextas-feiras dos últimos sessenta anos.

"Acho que a minha obsessão pelos cartões-postais também tinha tudo a ver com meu momento. A solidão dolorida do meu divórcio ainda estavam ali, a dor brusca do casamento fracassado." 

Intrigado com o que vê nos cartões, Adam começa a investigar a vida do casal citado nos postais, Gabe e Hulk, e tentar entender como eles conseguiram levar um casamento por sessenta anos aparentemente "perfeito". É durante essa investigação de Adam que vamos conhecer a história de Gabe e Hulk, pelo ponto de vista dos dois, e saber como conseguiram ter uma casamento feliz por tanto tempo (e sem filhos).

Os capítulos vão se alternando entre quatro personagens: Adam, Gabe, Hulk e Yevetta, esta última a pessoa que vai ajudar Adam a entender melhor e descobrir outras coisas não contidas nos postais. A história ainda é dividida em quatro tempos: se inicia em 1926, em seguida percorre os sessenta anos do casamentos de Gabe e Hulk, chega em 2004 quando Hulk e Yevetta conversam e finaliza em 2006, ano atual da história.

"Nesta última sexta do rimar, Seu marido nem pode contar Quantos abraços te daria Sob mais um céu estrelado. Mas a vida é curta para amar, E nos portões do céu vou te esperar, Pois, sem você, eu jamais seria E para sempre serei seu amado. Para sempre, Gabe." 

O álbum foi um livro bem tocante de se ler, mas não chegou ao grau de emoção que eu esperava. Confesso que criei certa expectativa por conta do titulo e da capa, que ao meu ver, sugerem uma história pra lá de romântica e emocionante, o que até foi, mas não tanto o quanto eu esperava. A melhor parte, claro, é o desenrolar dos anos de casamento de Gabe e Hulk e como todos aqueles anos de amor e companheirismo foram transcritos em cartões postais.

A sinopse não entrega tanto a história, o que é bom por um lado, mas que por outro é um pouco ruim, pois pode dar a impressão de que o livro é apenas mais uma historinha bobinha, o que não é. Também não se trata de algo tão profundo assim que possa mudar sua vida, mas é uma história que tem algo a dizer, principalmente na questão de relacionamento homem e mulher. Questiona ainda as prioridades que temos em nossas vidas em detrimento das relações humanas e mostra o quanto podemos ser egoístas.

“Muito mais que um sentimento, aquela paixão era um fato, um fato altamente protegido e baseado na gentileza compartilhada por almas gêmeas.”

Foi um livro bastante prazeroso de ler, aquele tipo de história intimista, bucólica que foi me levando aos poucos e quando dei por mim, puff!, já tinha terminado - até porque o livro é bem curtinho mesmo. Sabe aquele tipo de livro que quase pede um cenário próprio para ser lido, tipo uma rede na varanda com vista pra um jardim e aquela chuvinha caindo? Pois é, foi essa sensação que eu tive lendo o álbum. Mas como eu já disse, não espere aquela história de amor arrebatadora; espere por um amor singelo, humano, sensível que ao final pode te trazer alguns suspiros.

Ps: a edição do livro ficou bem bonita também com cada inicio de capitulo ilustrado com um dos cartões postais da história e a capa também, pra mim, ficou bem bonita. 








comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...