24/09/2015

Eu Te Darei O Sol - Jandy Nelson

Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 384  | |  Informações: Skoob


Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.


****


Eu te darei o sol foi minha primeira experiência com a autora Jandy Nelson. Eu tenho outro livro dela, o céu está em todo lugar, mas ainda não o li por n motivos. Já tinha lido muitas resenhas elogiando a escrita da autora e as histórias que ela cria, sempre cheias de muita emoção e sentimento. Não sei se com o primeiro livro seria diferente, mas com eu te darei o sol rolou muita química entre nós. 

O livro vai contar a história dos irmãos gêmeos Noah e Jude, que mesmo sendo tão diferentes, muitas vezes pensam de forma bem parecida. Um é mais reservado enquanto o outro é mais expansivo. A história é narrada pelo ponto de vista dos dois irmãos, mas não segue uma linha muito cronológica; vão se intercalando passado e presente de ambos, o que pra mim foi um pouco confuso no começo, mas depois acabei me acostumando. 


"Deixo que meu coração se parta. E Noah está aqui, forte e firme, para me segurar, para me abraçar durante a queda, para ter certeza de que estou segura."


Noah e Jude apesar de irmãos, e gêmeos, não tem uma relação de amizade tão estável assim, apesar de se ajudarem nos momentos mais necessários. Os dois padecem de um mal comum em muitas famílias: a preferência dos pais. Noah sempre foi o filho preferido da mãe, enquanto Jude a preferida do pai. Isso, claro, sempre causou competição entre eles. Mas acontecimentos piores ainda viriam separá-los, mesmo os dois estando debaixo do mesmo teto. 


Jandy Nelson não criou apenas mais uma história de amor água com açúcar, ao invés de ficar neste terreno simples e fácil, a autora quis ir mais fundo no convívio de uma família que aos olhos de quem está de fora, é normal. A história sendo contada pelos dois irmãos nos deixa mais íntimos com os acontecimentos que cercam a família de Noah e Jude. E que fique registrado que nem sempre as aventuras dos dois irmãos tem um final feliz. 


"E tudo dentro de mim está em silêncio, em paz e certo. Respiramos e nos deixamos levar. Imagino nós dois nadando sob o céu noturno até a Lua brilhante e espero me lembrar dessa imagem pela manhã, para poder desenhá-la  e lhe dar de presente."


O tom de narrativa que a autora deu à história, confesso, não é das minhas preferidas, mas na história em questão combinou muito bem. No que fui lendo o livro a sensação que tive foi de estar lendo um diário, especificamente com as memórias de Noah e Jude. Por se tratar de uma história mais intimista onde o foco são as relações humanas, vez ou outra, algumas partes ficaram um pouco cansativas, meio arrastadas. Mas, por incrível que pareça, o livro me fisgou. 


Mesmo sem grandes reviravoltas, mistério, suspense ou um belo de um crime - que é o que eu gosto! - , eu te darei o sol foi uma leitura muito boa, onde, algumas vezes, eu me vi questionando atitudes que os personagens tomavam movidos pelas emoções. Mas ai eu parava e pensava: bom, somos seres humanos passivos de erros e acertos, principalmente, quando quem está no comando é o coração. Foi ai que eu vi que o livro, mesmo não sendo do meu gênero preferido, me fisgou! 


Para apontar uma pequena falha que eu notei, acho só que a autora poderia ter desenvolvido melhor alguns temas que ela abordou, mas não foi nada que prejudicasse o andamento da história. Enfim, foi uma boa leitura que eu recomendo a quem gosta de temáticas mais pessoais e não vai sentir falta de boas doses de ação (como eu senti!).






comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...