19/08/2015

Apenas Um Ano - Gayle Forman


Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 352  | |  Informações: Skoob


Apenas Um Ano - Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.

Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,

Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.


****



Apenas um ano é uma especie de continuação de "apenas um dia", só que não propriamente uma continuação. O livro vai nos mostrar a mesma história só que contada pelo ponto de vista do personagem principal masculino, Willem. Willem é um jovem ator que conhece uma garota chamada Allyson durante uma viagem a europa e acaba convidando-a a passar um dia com ele em Paris. Este dia torna-se inesquecível e após ele uma sucessão de desencontros acontece.


Assim como o primeiro livro, este segundo tem um começo um pouco lento, sem muitos acontecimentos; os personagens e o seu dia a dia é o que nos é apresentado de primeira. Já um fato bem importante é mostrado bem no inicio da história. Descobrimos porque Willem sumiu depois de ter passado a noite com Allyson (oooooohhhhh!). Em seguida conhecemos alguns personagens que aparecem no final de "apenas um dia".


"Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade”

Confesso que essa temática, gênero ou estilo de escrever uma mesma história sendo contada pelo ponto de vista da protagonista e depois do protagonista não é algo que chame a minha atenção logo de cara. Prefiro continuações mesmo, o mesmo casal dentro de uma trilogia ou série, mas inserido em outras situações. No caso aqui a autora soube dar um novo olhar e voz narrativa a história de Willem e Allyson. A história sendo narrada por Willem se mostrou mais real e interessante de se ler.

“Naquela ocasião, não entendi. O amor não é algo que se protege. É algo que se arrisca”.


Além da visão de Willem sobre sua relação com Allyson e o belo dia que passam em Paris, a história trouxe também um pouco da relação dele com a mãe, o que me fez acabar desmontando toda a imagem que eu tinha do personagem. Nos contando a história sob sua ótica podemos perceber os problemas e questionamentos que Willem traz dentro do cara descolado, aventureiro e corajoso que ele se mostra num primeiro momento.


"Não sabemos que queremos algumas coisas até o dia em que as perdemos. Outras, pensamos querer, mas não entendemos que já as temos."

Não me tornei nem um fã ardoroso da autora e suas obras, mas Gayle Forman sabe nos cativar com suas histórias românticas e personagens bem desenhados, além, claro, dos belo lugares em que ela situa suas histórias. Willem e Allyson não são aquele casal que vai ficar na minha mente por tempos a fio, mas conseguiram me convencer com seu amor em ambas as narrativas. Não sei se foi impressão minha, mas aparentemente a autora desenvolve melhor seus personagens masculinos do que os femininos. 

Enfim, eu recomendo sim "apenas um ano" até para que se tenha uma nova perspectiva da história apresentada em "apenas um dia" (apesar de não gostar muito desse tipo de narrativa). Novo s personagens são apresentados, novas situações são inseridas e quando nos damos conta, o livro terminou com um bom final.





comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...