16/03/2015

Resenha: A Mais Pura Verdade

Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 96  | |  Informações: Skoob



NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA.

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



****


Acho que como todos os parceiros da editora esse ano, ou pelo menos a maioria, eu também recebi uma degustação do livro com os seus primeiros capítulos. Li, gostei e infelizmente criei uma certa expectativa com o livro, que de certa forma não foi tão suprida assim. Calma que eu explico... Não estou querendo dizer que o livro seja ruim e que eu não gostei, nada disso. Foi só que eu esperava uma coisa e acabou sendo outra diferente do que eu imaginava.

A história é simples, singela e até bonita, mas confesso que não me emocionou como eu esperava que fosse acontecer. Não é que eu esperasse que o livro fosse me fazer chorar a cada página, mas que eu imaginava me emocionar bem mais do que aconteceu, eu imaginava, foi uma pena que isso não aconteceu. Acho que o principal motivo foi minha falta de experiência com livros deste tipo; histórias narradas por crianças não são muito o meu forte, e não é que eu não goste, é que li pouco mesmo.


"Isto é uma coisa que eu não entendo: por que desistir sempre parece bom até que você o faça."


Como eu já disse a história é simples não existem reviravoltas, grandes momentos de tensão, suspense, nada disso, o que temos é o que a sinopse nos oferece: um garoto doente, com câncer, que foge de casa apenas com uma mochila e seu cãozinho de estimação disposto a realizar seu último sonho que é escalar uma montanha. E é essa trajetória de Mark, o garoto, que vamos acompanhar em meio a alguns obstáculos que ele enfrente.


"E, um pouco, pensei no que estava por vir. Sobre o caminho que eu estava trilhando, em meio àquelas nuvens. Sobre aonde eu estava indo e o que estava fazendo."


Como o livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista do Mark, a maior parte da história é preenchida por ele e seu cão, havendo pouca interação dele com outros personagens e isso foi outra coisa que eu senti falta. Imaginei que ao longo da sua jornada ele fosse interagir com mais personagens do que ele interagiu, mas acho que isso não aconteceu pela história ser curta.


"Eu não disse nada. De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade."


Já os capítulos não narrados por Mark mostram o que está acontecendo com sua família e sua melhor amiga, a Jess, no decorrer da sua jornada ruma a montanha. Pouca coisa é mostrada sobre a familia dele, quem tem mais destaque mesmo é sua amiga Jess que sabe tudo o que Mark está fazendo e para onde está indo, mas por lealdade a ele não conta nada a ninguém, mesmo ficando tentada em alguns momentos. 


"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento."


A história é sutil e suave, algo bem de acordo já que é contada por uma criança; a narrativa do autor é bem simples também e muito fluida e o livro é curto (para minha surpresa, pois esperava um pouco maior não sei porque!). Acho que as principais lições que o livro deixa são sobre amizade e lealdade, tanto a amizade de Mark com sua amiga Jess como com o seu cão Beau. Só vamos ver Mark e Jess juntos já no final da história, mas mesmo eles longe no decorrer dela são muito nítidos o amor e a amizade entre eles. O mesmo acontece entre o menino e o seu cão, que é de uma fidelidade incrível.

O livro não me emocionou como eu esperava, mas ainda assim foi uma leitura bem agradável. Não é aquele livro que vá se tornar inesquecivel, mas também não é aquele que você vai deixar no fundo da gaveta pra sempre. Merece ser lido sim, de preferência de uma tacada só, e mesmo que não tenha mexido comigo pode ser que mexa bastante com você. Quem sabe né?...






comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...