26/10/2013

Filmes na Cabana #4: Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais)


Elenco: Lily Collins, Kevin Durand, Lena Headey, Jamie Campbell Bower, Jared Harris, Kevin Zegers, Jonathan Rhys-Meyers, Aidan Turner, Aldo Quintino, CCH Pounder, Godfrey Gao, Jemima West
Direção: Harald Zwart
Gênero: Aventura  | |  Duração: 130 min.  | |  Distribuidora: Paris Filmes


Sinopse: Quando a jovem Clary (Lily Collins) decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras.
Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.






Oi pessoal, tudo bem com vocês? Pois é depois de alguns dias com o blog meio parado devido a alguns probleminhas estamos de volta. E hoje eu trago pra vocês a minha opinião sobre este filme que quase todo mundo já assistiu. Será que vocês vão concordar comigo?!


Antes de mais nada quero ressaltar que minha opinião aqui será exclusivamente sobre o filme 'cidade dos ossos', pois vergonhosamente ainda não li o livro apesar de tê-lo. A principio eu queria ler o livro primeiro e depois ver o filme para, como a maioria, fazer minhas considerações sobre a adaptação cinematográfica. Mas depois eu pensei: "livro é livro e filme é filme". Não resisti e acabei vendo o filme primeiro. Não sei se por conta de não ter lido a série ainda, mas 'cidade dos ossos' não foi um filme que me empolgou tanto, e não é que eu não tenha gostado, gostei sim, mas para mim foi como se tivesse faltado alguma coisa que eu até agora não sei o que é (se você teve essa mesma impressão e sabe que "coisa" é essa, me diz ai tá!).




Cidade dos ossos não foi nem uma surpresa ou algo diferente do que se tem visto no cinema ultimamente, principalmente quando é voltado para um público especifico, no caso os jovens a adolescentes. Não posso dizer porém que o filme foi uma decepção completa, nada disso; o filme é bem legal com muita ação - e muita mesmo - , mistério e, na minha humilde opinião, uma pequena dose de romance. A história em si todos já conhecem e no meu caso o filme foi o meu primeiro contato com o universo de 'os instrumentos mortais'. Apesar de já ter lido várias e várias resenhas bem positivas sobre a série, confesso que não vi nada de muito mirabolante ou tão empolgante no universo que a autora criou. Basicamente estão lá como sempre todos os elementos já conhecidos do público adolescente: a menina que de um dia para o outro descobre que sua vida inteira foi um engano e que ela pertence a outro mundo; o cara meio romântico, meio bad boy por quem a menina se apaixona num piscar de olhos e que faz parte desse outro mundo dela; o melhor amigo normal - e apaixonado, claro! - que se mete em vários perigos pela amiga que ama; o vilão obcecado por poder capaz de tudo para conseguir o que quer e, claro, um objeto com poderes sobrenaturais que todos estão atrás.




Em relação aos personagens até que gostei de cada um dentro da sua função, mas nada que te deixe vidrado na tela na expectativa do destino de cada um. Clary, em alguns momentos bem corajosa e em outros bem chatinha, foi uma protagonista até legal de se acompanhar. Seu par de cena, Jace, que faz a linha bad boy, na minha opinião se saiu melhor nos momentos de luta do que em qualquer outro. E para mim, sinceramente, não vi química nem uma entre os dois como casal, muito pelo contrário. Já Simon não sei porque foi o personagem que mais gostei no filme; acho que foi por conta do seu jeito meio atrapalhado e da sua dedicação a Clary. Os outros personagens, incluindo o vilão, que não vi graça nem uma, cumpriram suas funções dentro da história. Agora só um pequeno parenteses em relação a Jace: pelo que já ouvi sobre a série ele é descrito como a sétima beleza da natureza, o cara perfeito praticamente. Ai eu me pergunto: qual foi a beleza que viram nesse ator para fazer o papel? Porque, sinceramente, tem horas no filme que ele tem mais cara de emo do que de bad boy! E eu sei que gosto e opinião cada um tem a sua, mas beleza ali passou bem de fininho!


Clary

      
Jace                                                    Simon  


Acho que eu posso dizer que o melhor ponto do filme é a sua atmosfera bem sombria. Isso é algo que fica bem evidente já nas primeiras cenas e segue assim até o final. Não sei se isso foi adaptado no filme ou se no livro já é assim, mas a maior parte da história se desenrola durante a noite e isso contribuiu muito para dar ao filme a aura sombria que ele pede. As ambientações e os cenários também ficaram bem legais de se ver, mas ainda assim não achei o tal do 'instituto" - que ao que parece é um lugar bem importante na história - tão interessante quanto se faz parecer. Também achei bem fraquinho o surgimento e participação na história da tal 'cidade dos ossos' que dá nome a trama; eu imaginava algo bem diferente do que foi mostrado no filme. Mas por falta de ação ninguém pode reclamar, isso tem do começo ao fim com os personagens principais correndo de um lado para outro em busca de um tal objeto sagrado.



Elenco do filme e a autora Cassandra Clare


Enfim, cidade dos ossos (o filme) foi um programa bem legal de se ver, mas que confesso não vai ficar gravado na minha memória como outras adaptações já ficaram. Mas ainda assim eu recomendo, nem que seja para você tirar suas conclusões. Quem sabe com o livro eu vou ter uma relação melhor né!

Ps: quase esqueci que o livro já tem resenha aqui no blog feita pela Kívia. Clique aqui pra ler!





comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...