12/08/2013

Semana Sidney Sheldon #1



Oi pessoal, tudo bem? Esta semana eu vou trazer para vocês algo que eu já planejava desde que criei o blog. Quem acompanha o blog deve saber que eu sou um mega fã do querido e saudoso escritor Sidney Sheldon e que foi com seus livros cheios de suspense, mistério e sensualidade que acabei me apaixonando pela leitura. Sendo Sheldon um dos meus escritores favoritos sempre pensei em fazer alguma coisa especial sobre ele aqui no blog. Foi então que folheando um dos meus antigos cadernos de anotações encontrei uma anotação do dia 11/08/2000 e para minha surpresa foi o dia em que terminei de ler pela primeira vez 'o outro lado da meia noite', o maior best seller do autor e primeiro livro dele que li e que me deixou aficionado por sua escrita e suas histórias. Então comemorando os 13 anos (nem acretido que faz tanto tempo!) da leitura de 'o outro lado da meia noite', esta semana aqui no blog será a SEMANA SIDNEY SHELDON. De hoje até sexta-feira posts especiais sobre a vida, a obra e, claro, os livros do grande escritor. Espero que vocês gostem...



O ESCRITOR

Sidney Sheldon foi um escritor e roteirista norte-americano. Durante sua vida, Sheldon publicou dezoito romances e todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. Eles totalizaram mais de 300 milhões de cópias vendidas, com traduções para 51 idiomas, distribuídos em cerca de 180 países; por esse fato ele é considerado "o escritor mais traduzido do mundo" pelo Guinness. O escritor também é creditado por 250 roteiros televisivos, seis peças para a Broadway e 25 filmes. 

Sheldon nasceu Sidney Schechtel em Chicago, Illinois, filho de Ascher "Otto" Schechtel e Natalie Marcus, descendentes de judeus alemães e russos, respectivamente. Tinha um irmão mais novo, chamado Richard. Ele fez sua primeira venda aos 10 anos, participando de um concurso realizado por uma revista infantil chamada Wee wisdom, pelo valor de US$5.6. Depois de se graduar na East High School de Denver, ele frequentou a Universidade Northwestern, mas não a concluiu.

Durante a Grande Depressão, trabalhou em diversos empregos para ajudar no sustento da família, como vendedor de sapatos, locutor de rádio e entregador em uma drogaria. Depois de ter vendido uma canção que havia composto para um líder de banda local, ele mudou-se para Nova York, onde tentou firmar-se como compositor. Quando surgiu uma oportunidade - um popular compositor da época se interessou por suas músicas e ofereceu-se para se reunir com ele no dia seguinte - Sheldon desistiu e voltou para Chicago, onde sua família ainda morava. Sheldon faleceu no dia 30/01/07 devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. O escritor tinha 89 anos.

Mesmo seis anos após a sua morte, Sheldon continua presente na lista de best-sellers. Isso graças a uma jogada da editora que agora trabalha com a marca, como uma forma de manter a obra do autor viva mesmo após a sua morte. O nome do autor pode estar na capa, mas “A Senhora do Jogo” e “Depois da Escuridão” foram escritos por Tilly Bagshawe. Com acompanhamento da família e a devida autorização, a escritora e fã do autor é a alma por trás dos romances assinados por ele.


CURIOSIDADES

  • Criou Jeannie é um Gênio e Casal 20, duas famosas séries de televisão norte-americanas.
  • Só passou a escrever romances com 52 anos. Antes, fez peças para a Broadway e roteiros de filme.
  • Seu primeiro romance foi "A Outra Face", em 1969, que venceu o prêmio Edgar Allan Poe de literatura.
  • Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado pelo longa Solteirão Cobiçado (1947), em 1948. O filme é estrelado por Cary Grant e Shirley Temple.
  • Em 1988, o escritor ganhou uma estrela na calçada da fama em Hollywood.
  • Nunca mexeu em um computador, o escritor tinha o costume de contar a história oralmente para que sua secretária a digitasse ou usasse um gravador. Com esse processo, o autor chegava a fazer, em média, 50 páginas por dia.
  • Entrou para o Livro dos Recordes como o autor mais traduzido no mundo. Seus best sellers já foram publicados em 51 línguas e têm edições lançadas em 180 países.
  • Antes de escrever a narrativa de seus livros, ele viajava para o local onde a história se passaria e entrevistava pessoas com a mesma profissão de seus personagens.
  • Com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, Sheldon se alistaria como piloto, mas não chegaria a exercer a função devido a uma hérnia de disco.
  • É o único escritor que recebeu os três mais cobiçados prêmios da indústria cultural americana: o Oscar (cinema), o Tony (teatro) e o Edgar (literatura de suspense). 






comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...