13/07/2013

Resenha do Baú: Fortaleza Digital

Autor: Dan Brown
Editora: Sextante/Arqueiro  | |  Páginas: 320  | |  Informações: Skoob


Responsável por monitorar as comunicações de todo o planeta e proteger informações do governo dos Estados Unidos, a ultra-secreta NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, investiu às escondidas numa arma revolucionária para combater a ação de grupos terroristas na era da informática. Seu trunfo é o supercomputador TRANSLTR, capaz de decifrar em poucos minutos qualquer mensagem encriptada enviada pela Internet. Quando o infalível TRANSLTR é paralisado por um misterioso código, a agência convoca a chefe do Departamento de Criptografia, a matemática Susan Fletcher, para investigar o que está acontecendo. Susan faz uma descoberta aterradora: a NSA se tornou refém do gênio da computação Ensei Tankado. Demitido da agência por discordar da sua política de desrespeito aos direitos civis, o programador exige que a NSA revele a existência do TRANSLTR à população. Caso contrário, ele divulgará na Internet a fórmula de seu código inquebrável, o fortaleza digital. Tankado morre misteriosamente antes de cumprir sua ameaça, dando início a uma corrida desesperada que se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. Enquanto Susan usa seu talento como criptógrafa para tentar desvendar o enigma do fortaleza digital, seu namorado, o especialista em idiomas David Becker, percorre as ruas de Sevilha atrás de um anel deixado por Tankado que pode conter a chave do código. Envolvidos numa trama maquiavélica, Susan e David precisam travar uma batalha de vida ou morte para evitar uma tragédia para a segurança nacional americana e impedir que o equilíbrio de forças no mundo mude para sempre.

****


Após a explosão avassaladora de 'o código da vinci' no mundo, nada mais natural do que o interesse de leitores ao redor do mundo pelas outras obras do escritor Dan Brown. Aqui no Brasil não foi diferente e logo em seguida ao sucesso de 'o código' a editora sextante - na época a que publicava o autor no país, hoje as obras do autor são publicadas pelo selo Arqueiro da mesma editora - colocou no mercado quase que simultaneamente as outras obras de Dan Brown entre elas o seu primeiro romance, publicado em 1998 nos Estados Unidos, Fortaleza Digital.

Com um tema bem diferente dos livros que futuramente o consagrariam como um senhor best seller, fortaleza digital foi outro grande sucesso de vendas do autor. Mesmo que com um tema diferente, os ingredientes do autor estavam lá: conspirações, enigmas, códigos secretos e personagens correndo contra o tempo para salvar o mundo de uma grande crise. Sem os famosos panos de fundo históricos onde grandes personagens da história estão inseridos e tem papel de grande importância na trama, Dan Brown dessa vez nos leva pelos meandros da tecnologia, dos super computadores e ao coração das agências norte-americanas de inteligência.

Com sua inigualável narrativa e através de Susan Fletcher, personagem principal da história, o autor nos coloca dentro da NSA, a mais poderosa agência de inteligência do mundo, e nos apresenta o super computador TRANSLTR capaz de decifrar qualquer código em questão de segundos. O que ninguém esperava era que surgisse um código incapaz de ser quebrado, o que coloca toda a agência em estado de alerta e poe Susan no centro da maior crise já enfrentada pela poderosa NSA. Após descobrirem que o código "inquebrável" foi desenvolvido por um ex-funcionário da própria agência, todos se voltam na busca pelo individuo para solucionar a crise. O que não esperavam era que o gênio dos códigos acabasse morrendo e levando com ele a chave capaz de decifrar o poderoso código 'fortaleza digital'.

Dai em diante o que temos é uma verdadeira caçada na busca por um objeto onde se encontra a chave para decifrar o poderoso código e, claro, como não podia deixar de ser muitas intrigas, mentiras, assassinatos e busca pelo poder coloca a vida da heroína em constante perigo. E é dentro da NSA que se passa a maior parte da trama onde Susan coloca todos os seus esforços e conhecimentos para tentar decifrar o código e evitar que a agência e seu super computador sejam  expostos ao mundo, colocando em dúvida a inteligência americana.

Sendo este o primeiro livro de Dan Brown já era possível ver a inigualável maestria do autor em contar suas histórias e nos prender a elas até seu desfecho. Confesso que achei um pouco estranho não ver ele se referir a símbolos perdidos, sociedades secretas, conspirações que remontam à séculos atras, mas mesmo assim a leitura continuou tão prazerosa como antes. Já em seu primeiro livro Dan Brown mostrava que estaria fadado ao sucesso - coisa que se viu anos depois de forma explosiva - pois sua habilidade em criar tramas espetaculares e nos colocar dentro delas já era bem visível em sua primeira obra. Apesar de fortaleza digital não ser tão extenso como os outros livros do autor que se seguiriam, a mesma intensidade na trama e velocidade na narrativa já estavam lá. A única grande diferença foi que neste o protagonista é uma bela e, claro, inteligente mulher que o autor soube conduzir e conceber muito bem.

Fortaleza digital foi uma excelente leitura e só me fez comprovar que o talento do autor é realmente singular. Mais do que qualquer outro, Dan Brown sim é o mestre dos thrillers e o cara que faz as páginas virarem numa velocidade alucinante nos deixando a cada uma delas com vontade de ler mais e mais. É, foi uma resenha feita por um fã declarado do autor, mas acho que mesmo que não fosse tão fã dele como sou não poderia deixar de fazer os elogios que fiz a ele e a seu livro, pois os dois realmente são muito bons. Super indico... Abraços!

Ps: apesar de ter gostado muito só dei 4 estrelas porque em alguns momentos a linguagem tecnológica ficou um pouco chata (apesar do autor explicar tudo de forma a se entender).




comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...