12/06/2013

Resenha: O Melhor de Mim

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro  | |  Páginas: 272  | |  Informações: Skoob

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.

Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.

Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.

Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.

Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

****

Se após a leitura de ‘diário de uma paixão’ (resenha aqui) Nicholas Sparks não havia me fisgado completamente (e isso não quer dizer que não gostei do livro), com o tocante ‘o melhor de mim’ com certeza o autor ganhou mais um fã. O melhor de mim é o segundo livro que leio do autor, o primeiro foi ‘diário’, mas acho que posso dizer que senti uma escrita diferente, algo mais maduro, mais profundo, acho que até mesmo mais romântico. Sei que foi ‘diário de uma paixão’ que alçou Nicholas Sparks ao hall da fama literária e dai em diante ele tornou-se um autor best seller amado em todo o mundo, mas é inegável a qualidade da escrita que há em ‘o melhor de mim’ em comparação com ‘diário de uma paixão’. Mas a essência é a mesma: amor, emoção, romantismo…

Ao iniciar a leitura, nos primeiro capítulos, já foi inevitável a comparação com ‘diário’ até porque os elementos são praticamente os mesmos; a moça de boa família, o rapaz pobre, a cidadezinha pequena e pacata e o principal, o amor avassalador entre os dois. No que as primeiras páginas foram correndo, logo pensei: “Bem que muita gente diz que os livros dele são a mesma coisa, só mudam os nomes dos personagens.” Como era meu segundo livro do autor não tinha uma base para opinar sobre esta questão, então continuei lendo para ver no que iria dar e fui absorvendo aquele clima bucólico.

Foi então que para meu contentamento comecei a ver a história tomar novos rumos e se afastar do que eu esperava ser um novo ‘diário de uma paixão’ com roupagem nova. O clima que o autor imprimiu na história é delicioso de se ler, de acompanhar, parece quase sempre que estamos lá naquela cidadezinha ao lado dos personagens, vivendo com eles aquela história. A cada nascer do sol em Oriental – nome da cidade – aquele ambiente se tornava cada vez mais convidativo e atraente como se fosse o lugar mais perfeito do mundo, principalmente para se viver uma história de amor. Chegava momentos em que dava uma vontade imensa de estar lá, andando naquelas ruas, sentando à beira daquele rio, conhecendo aqueles lugares.

O livro em si já é um roteiro pronto para um filme, o que já se noticiou que vai acontecer, e eu confesso que sou um entusiasta dos filmes baseados nos livros de Nicholas Sparks. A história é muito bem contada e conduzida, tudo é tão real, tão visual nos seus detalhes que é como se estivéssemos assistindo um filme, e um belo filme. Vi desta vez que o autor deu um certo destaque aos personagens secundários e não ficou preso apenas ao casal principal, o que achei bem legal e que contribuiu muito para alguns momentos de suspense e certa tensão na história, fato que fiquei me perguntando num certo ponto o porquê, mas que depois foi se encaixando muito bem.

Os personagens foram maravilhosos de se acompanhar, principalmente, claro, o casal protagonista, Dawson e Amanda. Arrebatadoramente apaixonados no início da história, depois separados pelas circunstâncias da vida, cada um trilhando seu caminho, mesmo que não fosse o que tinham sonhado, para depois de alguns anos serem unidos novamente pelo destino e pela mão amiga de um querido amigo em comum. Frente a frente após longos anos, eles tem mais uma chance para viver aquele amor que nunca morreu ou o tempo para eles já passou? Foi uma experiência maravilhosa acompanhar o reencontro de Dawson e Amanda e estar com eles pelos lugares onde estiveram, acompanhar suas conversas, seus anseios, seus desabafos.

Da narrativa à história, dos personagens aos cenários, da condução dos fatos ao final, ‘o melhor de mim’ foi um livro pra lá de prazeroso de se ler, apesar de a certo ponto já se saber como tudo aquilo terminaria, mas que mesmo assim não tirou o prazer e a emoção da leitura e de seu final. É incrivel como Nicholas Sparks transforma as coisas mais banais em algo especial e romântico, afinal, quem imaginaria uma oficina de carros suja de graxa como um cenário romântico? Ele imaginou e conseguiu tal feito! O final da história não foi nem de longe o que eu queria que tivesse sido, mas mesmo assim a emoção estava lá presente e de certo modo, mesmo me deixando contrariado, o autor deu um certo sentido no fim de tudo.


"- Já não somos tão jovens assim...
- Somos, sim - insistiu Dawson. - Ainda temos o resto da vida pela frente.
- Eu sei - sussurrou ela. - É por isso que preciso que você faça algo por mim.
- Qualquer coisa."
Pág. 185







comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...