02/06/2013

Resenha do Baú: Ponto de Impacto

ponto de impacto

Autor: Dan Brown
Editora: Sextante/Arqueiro  | |  Páginas: 448  | |  Informações: Skoob


Às vésperas da eleição presidencial norte-americana, uma incrível descoberta da NASA pode mudar todo o cenário político. A agência espacial encontra um enorme meteorito enterrado na geleira Milne, no alto Ártico, contendo fósseis – uma prova irrefutável da existência de vida extraterrestre.
A extraordinária revelação é feita exatamente quando a NASA se torna uma questão central na disputa pela presidência. O candidato à reeleição, o presidente Zachary Herney, vem perdendo pontos com os ataques de seu oponente, o senador Sedgewick Sexton, à ineficiência e aos gastos excessivos da agência espacial.
Para evitar especulações sobre a autenticidade do meteorito, a Casa Branca convoca Rachel Sexton, analista do NRO – o Escritório Nacional de Reconhecimento, importante organização da comunidade de inteligência americana – e filha do adversário do presidente, para verificar os dados levantados pela NASA. Além dela, quatro renomados cientistas são enviados para o Ártico, entre eles o oceanógrafo e apresentador de TV Michael Tolland.
Quando começam a levantar suspeitas de fraude, os cientistas passam a ser caçados por uma equipe de assassinos profissionais, controlada à distância por um inimigo poderoso que precisa eliminá-los um a um para resguardar seu segredo. Tentando escapar da morte certa, Rachel e Michael enfrentam os perigos da gelada paisagem do Ártico e inúmeras outras ameaças enquanto tentam descobrir quem se esconde por trás dessa genial armação.
Mundialmente reconhecido por seu talento para misturar ciência, história e política em livros de grande sucesso, como O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, Dan Brown elaborou uma trama na qual todas as impressões são enganosas e há surpresas ocultas a cada página.
Ponto de Impacto é mais um suspense de tirar o fôlego.

****

Ponto de impacto foi o terceiro livro que li de Dan Brown e apesar de ter ficado um pouco receoso por o livro ser totalmente diferente dos outros que eu tinha lido, foi com grata surpresa e ainda mais fã do autor que cheguei ao fim de mais este super thriller eletrizante. Com elementos totalmente diferentes dos livros que o consagraram – simbolos secretos, mensagens ocultas, sociedades secretas –, em ‘ponto de impacto’ o autor mais uma vez nos hipnotisa com sua narrativa ágil, grandes reviravoltas e personagens muito bem delineados sendo conduzidos numa trama muito bem amarrada do inicio ao fim. Dando uma primeira olhada no livro e em sua sinopse a história pode parecer um pouco sem graça, não muito atraente por se tratar de um thriller politico, mas assim que a leitura é iniciada e nos familiarizamos com a escrita espetacular de Dan Brown é impossível largar o livro.
Com a trama centrada em Washington, DC e nos bastidores de uma eleição pela presidência dos Estados Unidos, somos apresentados a um cenário totalmente diferente ao que estamos acostumados a ver nas histórias do autor. Com maestria e realismo Dan Brown vai nos levando pelos corredores da Casa Branca e pelos altos escalões do poder americano tal qual um filme hollywoodiano. Mesmo não tendo as conspirações milenares das sociedades secretas em busca do dominio mundial, temos aqui as conspirações politicas em busca do cargo de maior poder no mundo e tudo o que é preciso para se chegar lá – chantagem, assassinato, manipulação, mentiras - é feito doa a quem doer.

Outro ponto que gostei bastante no livro é a presença de uma protagonista feminina. Apesar do cenário e da história combinarem bem para um protagonista masculino, acho que o autor acertou em protagonizar essa sua história com uma mulher que, diga-se de passagem, não fica devendo nada a qualquer outro protagonista masculino. Forte, decidida e, claro, linda, Rachel Sexton, apesar de ser um pouco séria e objetiva, soa como uma brisa suave em meio as tempestades na briga pelo poder da Casa Branca. Mas como não podia faltar temos também o protagonista masculino, Michael Tolland, um cara despojado de bem com a vida que não leva as coisas muito a sério, que passa a maior parte da história num cabo de guerra com Rachel, mesmo quando são obrigados a trabalharem juntos. É bem divertido ver a tensão entre os dois e logo depois uma atração que ambos tentam inibir.

Uma das melhores partes da história acontece quando Rachel e Michael são enviados junto com outros cientistas ao Ártico. É nessa paisagem gelada quase desoladora que acontecem os momentos de maior ação na história. Enquanto acontecem as pesquisas que podem mudar o rumo da eleição presidencial, um dos cientistas é assassinado e Rachel e Michael são alvos de uma implacável perseguição no meio do deserto de gelo por assassinos profissionais. A perseguição no meio do Ártico é de tirar o fôlego e a narrativa de Dan Brown é tão eletrizante que parece que estamos lá vendo tudo acontecer. As descrições que o autor faz do lugar também são impressionantes o que deixa claro que tem que se ter muito talento na escrita para tornar um deserto de gelo em algo instigante.

Os protagonistas sofrem outras tentativas de assassinato no decorrer da história e os fatos que se desenrolam tornam a trama cada vez mais frenética, nunca ficando claro quem é o verdadeiro vilão por trás dos acontecimentos. Confesso que não esperava que fosse quem se revelou no final, mas ficou muito bem colocado e de acordo com a trama. O grande mistério da trama também ficou bem explicado no fim de tudo, acho que até melhor do que se fosse verdade o que se propunha. Enfim, ‘ponto de impacto’ foi mais uma leitura pra lá de prazeirosa e que me surpreendeu bastante já que distoa de tudo que deixou o escritor conhecido mundialmente. Recomendo muito!
 
 





comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...