06/05/2013

Resenha: Presságio (O Assassinato da Freira Nua)


Autor: Leonardo Barros
Editora: Novos Talentos Literatura Brasileira || Páginas: 224 || Informações: Skoob



Alice tem vinte e seis anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. 

Agora Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. 
Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados, da primeira à última página!


****

Esta é nossa primeira resenha dupla, a minha escrita e Kívia em vídeo. Espero que gostem!







Presságio é o primeiro romance brasileiro que leio após muito e muitos anos, nem sei quantos! Acho que o último que li foi ‘agosto’ de Rubem Fonseca. Confesso que comecei a ler o livro com uma certa ressalva, acho que até mesmo preconceito, muito disso devido a falta de divulgação que essa nova literatura nacional tem. O consumo da literatura estrangeira é tão grande que ao nos depararmos com a capa de um livro onde o nome de seu autor é brasileiro, o primeiro pensamento que vem é que o livro não é bom por ser nacional. Por outro lado se o livro tem um nome estrangeiro na capa e o selo de uma grande editora, nossa curiosidade é aguçada e na maioria das vezes o livro é comprado. Não nego que sou um consumidor e leitor de literatura estrangeira, até porque foi com ela que iniciei meu gosto por leitura, mas após a leitura de ‘presságio’ posso dizer, na minha opinião, que a nova literatura nacional é sim, muito boa e merece ser prestigiada.


Presságio foi uma leitura bem agradável, mas que não me conquistou de imediato. Achei os três primeiros capítulos um pouco corridos e com muitos diálogos, senti um pouco de falta da descrição dos lugares e até dos personagens. Mas com o passar dos capítulos – acho que do sexto em diante – a leitura fluiu muito bem, o ritmo dos acontecimentos ficou muito bom e até os personagens tornaram-se mais interessantes e mais encorpados  digamos assim. Dai em diante a história me conquistou e eu não via a hora de chegar ao fim para ver como todo o mistério se resolveria.

Até chegar ao final que me deixou bem surpreso e com um gostinho de quero mais, muitas coisas aconteceram na vida de Alice, a protagonista; umas bem perigosas e outras bem esquisitas a meu ver. Alice não foi a protagonista que eu esperava, mas também não foi uma decepção. Acho que determinação é a característica mais forte de sua personalidade, visto tudo que ela passa para descobrir a verdade por trás dos crimes, sem contar que é vista como louca por conta do seu dom de clarividência. A parte que eu achei bem esquisita na personagem, e um pouco surreal, foi o que desencadeia os tais presságios que ela tem. Achei bem estranho e acho que faltou uma certa explicação para como tudo começou, mas nada que prejudique a história.

Quanto aos personagens masculinos não me identifiquei com nem um, tive apenas uma simpatia maior pelo Dr. Sócrates, que a meu ver foi bem importante na solução dos crimes. Acho que posso dizer que a personagem que mais gostei foi a Georgia, melhor amiga de Alice. Bem divertida, meio doidinha e que eu achei que teria uma participação mais ativa na história, o que eu acho que teria rendido bons momentos engraçados, mesmo tratando-se de um thriller policial.

A narrativa da história é muito boa, flui bem rápido e os acontecimentos movimentam a trama o tempo todo. Como nunca fui bom em desvendar mistérios e só leio thriller policial para me divertir, não imaginava nem de longe o desfecho que o autor deu para a história. Parecia uma coisa, mas no fim foi outra bem diferente e diga-se de passagem, tudo muito bem amarrado. A história em si do livro foi totalmente diferente da que eu imaginava quando comecei a ler. Os capítulos finais foram os mais envolventes e eletrizantes, principalmente os do julgamento. É tudo narrado tão bem que nos sentimos mesmo dentro de um tribunal. E então, quando menos se espera, o desfecho de tudo nos é servido de bandeja e com muita inteligência pelo autor. A última cena foi a que me deixou com um gostinho de quero mais e uma interrogação no ar que caso se confirme, hum!…

Recomendo muito esta leitura e podem pesquisar que outros blogueiros também. Leiam e prestigiem a nova - e muito boa -  literatura nacional.











Pensou que tinha terminado na resenha? Nada disso! Tem promoção valendo um exemplar do livro 'Presságio'. A promoção tem inicio hoje e termina no dia 31/05. Para participar preencha o formulário abaixo seguindo todas as regras. O resultado será divulgado no dia 02/06 aqui no blog e nas redes sociais e num prazo de trinta dias o blog estará enviando o prêmio ao vencedor que terá 48 horas para responder o nosso contato com seus dados para envio do livro. Boa sorte!



comentário(s) pelo facebook:

11 comentários :

  1. Oi Jean, que engraçado, o que mais gostei no livro foi a forma que a Alice tinha seus presságios. Achei tão genial e original.. hehe Adorei o livro e a resenha está ótima. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse livro.
    Você falou que tem sensualidade, mas não é nada exagerado não, é?? Não gosto de ler livros assim.
    Fiquei curiosa pra saber o desfecho dessa trama!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ei Jean! Não sinto o mínimo tesão por romances policiais, mas algo na capa e título deste me chamou a atenção de imediato! Porque será, né? Hehehe.
    Espero que ganhe a promo!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempinho que estou de olho nesse livro, pois além de ser um triller policial, é de um autor nacional. Gostei bastante da história, mas o que me prejudicaria um pouco seria esses primeiros capítulos. O bom é que depois a narrativa engrena e a trama fica muito boa.
    Quero muito ter a oportunidade de ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Oi Jean e Kívia!
    Que legal a Kivia gravar a resenha em vídeo, está super na moda!
    Mas eu não tenho coragem!
    Tenho dado muito mais chances aos nacionais desde que fui descobrindo bons livros pela blogosfera!
    Esse me parece muito bom, gostei e vou procurar por ele!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Kivia e Jean (:
    Ótima resenha (:
    Já li outras resenhas e todas elas são bem positivas em relação a essa história! Felizmente (: Sendo de um autor nacional, isso é um plus, porque a literatura aqui tá precisando de um Up faz tempo (:
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo logo
    Abçs
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já li outras resenhas desse livro e todas foram positivas. Achei ótimo o tema dos presságios. É um tema que me chama a atenção e eu gosto muito. Fiquei querendo saber o que desencadeia ops presságios hehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixei e-mail
      silcrepaldi1981@hotmail.com

      Excluir
  8. Adoro romances policiais cheios de mistérios e suspense, gostei de saber que a personagem é forte, e mesmo que nao tenha sido da forma que voce esperava nao te decepcionou! Gosto muito de livros nacionais e esse estou com muita vontade ler, ainda mais depois de ler sua resenha! Adorei, e estou curiosa pra saber tudo que acontece!
    Adriana
    drianasantos_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Participando !! Muito ansiosa e otimista em relação ao livro !! Beijos

    marianenery@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e responderemos! Caso tenha blog deixe o endereço e responderemos lá. Seja bem vindo ao Cabana dos Livros...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...