26/05/2013

Resenha do Baú: Se Houver Amanhã


Autor: Sidney Sheldon
Editora: Record  | |  Páginas: 512  | |  Informações: Skoob


A vida da jovem Tracy Whitney muda drasticamente quando, vítima de uma ação criminosa, ela é condenada por um crime que não cometeu. Rejeitada pelo homem que amava e abandonada à própria sorte, Tracy se vê sozinha em um mundo violento e sombrio. Depois de cumprir pena e ter de volta sua liberdade, ela só tem um objetivo: vingar-se dos homens que a colocaram injustamente na prisão. Para isso, ela se torna uma expert em disfarces e especialista em aplicar golpes em empresários inescrupulosos. Mas seus planos podem ir por água abaixo quando o destino coloca em seu caminho um poderoso rival, Jeff Stevens, um irresistível trambiqueiro.


****


Se houver amanhã foi o segundo livro que li do estupendo escritor Sidney Sheldon e por mais que eu estivesse com grandes expectativas não imaginava que elas seriam tão bem superadas como foram. Eu estava bem no comecinho da minha fase de leitor, este seria o terceiro livro que eu iria ler em poucos dias, já tinha ficado fascinado com a narrativa de Agatha Christie, de quem foi o primeiro livro que li e estava completamente em êxtase depois de ter lido 'o outro lado da meia noite', também de Sheldon. Então quando pus minhas mãos em outro livro do escritor não quis nem saber do que se tratava a história, comecei a ler no caminho de volta para casa.

No decorrer da leitura fui me familiarizando com a história e já ao fim de três capítulos pude ver que aquele seria mais um romance de tirar o fôlego com a mesma narrativa que já tinha me feito ficar fã do autor em apenas um livro. Continuei devorando as páginas e a cada uma delas novos acontecimentos deixavam a história cada vez mais tensa e envolvente e para minha grata comprovação eu via que tinha acertado mais uma vez em ler algo do espetacular Sidney Sheldon.

O livro é dividido basicamente em três partes e na primeira acompanhamos a história da vida de Tracy Whitney, uma mulher que imaginava ter a vida em perfeito estado, com um bom trabalho, um noivo apaixonado de família nobre a quem ela amava muito e a mãe que era sua grande amiga. É então que, de repente, a vida de Tracy muda drasticamente e tudo o que ela pensava ter é tirado de suas mãos violentamente. Sua mãe morre, seu noivo a abandona e ela é presa e condenada por um crime que não cometeu. Na segunda parte acompanhamos os horrores que Tracy passa na prisão e sua luta para sobreviver; mas vemos ainda nascer na personagem o grande desejo de vingança contra todos que contribuíram para a ruína da sua vida. A terceira parte é onde vemos a personagem fora da prisão e totalmente transformada; Tracy vira do avesso e torna-se outra pessoa com habilidades que nunca imaginou ter: ela torna-se uma mestra em disfarces e uma célebre ladra de obras de arte de nível internacional, caçada pela policia no mundo todo.

Sem exagero algum nem tietagem por ser um fã do autor como sou, só posso dizer que o livro é espetacular e mais uma obra certeira de Sheldon. Estão nele todo os ingredientes que o autor sempre soube usar para fazer de seus livros grandes sucessos de vendas. A narrativa direta e sem nem um rodeio sempre foi o ponto que mais me agradou nos livros do autor, e nesse não é diferente, a sucessão de acontecimentos, a ação, o desenrolar dos fatos acontecem sem meias palavras e quando se imagina que nada mais pode acontecer, algo inesperado surpreende.

A empatia com a personagem é imediata, muito talvez devido a todo sofrimento que ela passa injustamente, mas mesmo depois que ela torna-se uma fora da lei é impossível não torcer por ela e desejar que tenha um final feliz, bem longe daqueles que a querem novamente na prisão. E outro ponto alto da história é a disputa entre Tracy e Jeff Stevens, um também fora da lei dono de um charme e inteligência que deixam a anti heroína bem balançada. É bem divertido acompanhar a disputa entre os dois para saber quem é mais esperto e consegue fugir mais rápido das mãos das autoridades, e também ver a crescente atração que a cada momento fica mais forte entre eles. 

Enfim, foi um dos melhores de Sheldon que eu li e que só me deu mais vontade de ler outros do autor (coisa que fiz o mais rápido que pude!) e de outros autores também. Uma leitura prazerosa para quem gosta de uma boa ficção.





comentário(s) pelo facebook:

Comentários
1 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...