20/04/2013

Resenha do Baú: Cavalo de Tróia #1

Autor: J. J. Benítez
Editora: Planeta
Páginas: 620
#skoob#




Em 1980, J.J.Benítez foi contactado por um Major da Força Aérea dos Estados Unidos que dizia ter em seu poder um documento ultra-secreto. Foi só depois de ter ganho a confiança do oficial que o escritor recebeu uma série de indicações enigmáticas que o levou aos manuscritos do Diário do Major.


Cavalo de Tróia 1 é a transcrição da primeira parte desse documento que mudou a história. O misterioso norte-americano relata em seus escritos os detalhes de uma operação secreta dos EUA, que, em 1973, transportou dois astronautas à Palestina de Jesus de Nazaré. O objetivo era bastante claro: conhecer em primeira mão a vida, a obra e o pensamento do Filho do Homem.


Os protagonistas desta viagem são Eliseu, um piloto que durante os “saltos” ao passado permanece quase o tempo todo no módulo espacial instalado no monte das Oliveiras, e Jasão - o próprio Major -, que se torna testemunha ocular da Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e “Ascensão” do Galileu.

J.J.Benítez complementa a volumosa documentação deixada pelo Major com vasto material de pesquisa. A transcrição, por enquanto, está dividida em oito volumes, somando 4.500 páginas, com um total de 1.227 notas de rodapé, 14 mil fontes e mais de 3 mil informações sobre o Mestre. Esses números fazem da série Cavalo de Tróia a maior obra sobre a vida de Jesus de Nazaré, apresentado da forma mais humana e completa já realizada.


****


Li este livro já há alguns anos, mas sua história ainda é bem viva em minha mente tamanha é a força que ela tem e exerce sobre quem a lê. Cavalo de tróia é um livro singular, uma leitura única, que acho dificil de ser comparada com outras obras, mesmo que tenham a mesma temática.

Não acho como muitos que o livro tenha um cunho ou apelo religioso, acho que se trata apenas de uma ficção muito bem escrita (e bota muito nisso!) altamente detalhada, o que deixa evidente no decorrer da leitura que uma vasta pesquisa foi feita, e é uma leitura de um realismo assombroso como nunca vi igual. A cada virar de página você se vê mais e mais inserido naquele mundo, chegando até a questionar verdades de uma forma tão surpreendente que você nem se dá conta.

A premissa do livro é um pouco sul realista demais para mim, mas em nada tira os méritos que essa obra tem e merece. Como a sinopse já diz, o autor alega ter sido procurado um dia por um Major da força aérea dos estados unidos que lhe entregou documentos ultra secretos de uma missão chamada ‘Operação Cavalo de Tróia’ que consistiu na viagem de dois homens no tempo rumo à época de Jesus de Nazaré para acompanhar de perto sua vida e seu ministério. Dos dois enviados, Eliseu e Jasão, apenas Jasão (o próprio Major) acompanha de perto todos os acontecimentos na vida de Jesus, inclusive sua morte e ressureição.

Acho que não é nem preciso discutir aqui a veracidade desta “missão”, já que caso ela realmente houvesse acontecido não teria sobrevivido uma única alma para contar essa história, e quem quer que tivesse estes documentos em mãos também já não estaria entre nós há muito tempo. Mas é com essa premissa que o autor nos conta uma história única, forte e com uma riqueza de detalhes que às vezes leva a mente a acreditar que tudo aquilo realmente aconteceu. Essa riqueza de detalhes é um ponto na história que para muitos é negativo, pois acham que deixa o ritmo da narrativa muitas vezes enfadonho, mas para mim não foi, achei que tudo foi colocado pelo autor de forma muito bem estruturada dando a obra uma qualidade incrivel.

Um ponto em que a maioria dos que leram o livro concorda é o Jesus que é apresentado na narrativa. Não que seja outro diferente do da Biblia, mas no livro nos é apresentado um Jesus mais humano, mais homem mesmo, tão sujeito as tentações ao seu redor quanto qualquer um de nós. Talvez tenha sido esse o principal foco do autor, nos mostrar um Jesus mais homem, humano e não tanto divino como já é comum mostrá-lo, e fez isso através de uma ficção muito bem elaborada e escrita e não como um livro doutrinário ou religioso, o que de certa forma não teria tido o alcance que teve na ficção.

A obra inteira é de um total de nove livros e é considerada  a maior obra sobre a vida de Jesus de Nazaré, apresentado da forma mais humana e completa já realizada. Independente da religião de cada um, no que acredita, no que segue como filosofia de vida acho que é um livro que merece ser lido, se não por sua história ao menos por sua qualidade literária, que é inegável. Não é um livro para se ler de qualquer jeito, tem que ser lido com atenção e se preciso aos poucos, mas acho que principalmente com a mente aberta, sem nem um preconceito do que a história pretende passar ou ensinar de alguma forma, apesar de eu achar que ela não tenta passar ou ensinar nem um tipo de doutrina ou algo semelhante.

Li apenas o primeiro livro, mas pretendo em algum momento ler todos os livros da obra que é imensa e acredito eu devam ser tão bons quanto o primeiro. Se tiver a oportunidade de ler leia, acho que você não vai se arrepender.



Série Operação Cavalo de Tróia:








comentário(s) pelo facebook:

4 comentários :

  1. Apesar dessa "mudança" em Jesus, deixando-o mais próximo de um homem realmente, o liro não conseguiu me atrair. Não faz meu estilo de leitura, a premissa é boa mas não daquelas capazes de me deixar curiosa, sabe? E também não gostei da capa :s

    Gislaine Alves || Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sua resenha me deixou mega curiosa para ler esse livro. Adoro livros de ficção nesse estilo e não conhecia essa coleção. Valeu pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Li os nove volumes da Operação Cavalo de Tróia. Incrível, absurdo, fenomenal. Me emocionei com cada livro. Foi muito engraçado o dia em que encontrei por acaso numa livraria o último volume da série, que eu nem sabia que havia sido publicado. E fiquei mais espantado ainda ao ler o livro do Benitez chamado "O dia do relâmpago", que complementa os Tróias, tratando do que aconteceu ao major quando ele volta ao ano de 1973. Simplesmente imperdível. Salvador José

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e responderemos! Caso tenha blog deixe o endereço e responderemos lá. Seja bem vindo ao Cabana dos Livros...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...