17/03/2013

Resenha do Baú: O Segredo do Anel (O Legado de Maria Madalena)

Autora: Kathleen MacGowan
Editora: Rocco
Páginas: 432
#skoob#



A jornalista, professora e escritora Maureen Paschal se pergunta como seria o mundo se tivesse sido possível para Maria Antonieta, Joana d’Arc, Lucrécia Bórgia, Maria Madalena e outras mulheres tomar as rédeas do destino, vencer suas guerras e contar a História sob seu ponto de vista. Na intenção de escrever um livro que faça justiça a tantas personalidades femininas difamadas por razões políticas ao longo dos milênios, Maureen corre o mundo em busca de documentos raros que contradigam a História oficial. Pesquisadora séria que é, ela só leva em conta provas materiais, documentadas e autenticadas, desprezando lendas e crenças religiosas. Até o momento em que se torna impossível ignorar o fato de que há vozes que só ela escuta e pessoas que apenas ela vê. Maureen precisa deixar seu ceticismo de lado e seguir os sinais que lhe são apresentados.

A pesquisa de Maureen a leva a Jerusalém, onde ela pretende localizar documentos que a ajudem a escrever o capítulo que dedicará a Maria Madalena em seu livro. E é perambulando pelas ruas da Cidade Santa que a pesquisadora se sente estranhamente atraída por um anel, exposto num antiquário. A pequena jóia ostenta um disco de cobre do tamanho de uma moeda, com nove pontos dispostos em torno de um círculo central. O padrão lhe parece familiar. Talvez seja uma representação dos nove planetas a gravitar em torno do Sol. Mas como o anel tem 1.500 anos, segundo o vendedor, ele é anterior à descoberta do sistema solar. Ou será que alguém, naquela época, teria condições de supor que a Terra não fosse o único planeta existente? E que existiam exatamente outros oito planetas por perto? E que o Sol era o centro de tudo isso? Impossível – é o que dizem os livros.

O fato é que Maureen não consegue tirar os olhos desse anel, que se ajusta ao seu dedo com a perfeição de uma jóia feita sob encomenda para ela. A peça não está à venda e, se estivesse, custaria muito caro. Mas o vendedor a dá de presente a Maureen, que fica desconfiada de tanta generosidade. Ele explica: "Esse anel me foi confiado até que encontrasse a mão certa, a mão para a qual ele foi feito. Descubro agora que é a sua mão. Não posso vendê-lo a você porque ele já é seu. Um dia, você vai compreender. Por enquanto, fique com o anel."



****


O segredo do anel foi mais um dos livros que vieram na esteira do sucesso estrondoso de ‘o código da vinci’. Como ele a trama central girava em torno de uma busca frenética por documento antigos – da época de Cristo – que se encontrados revelariam uma verdade que poderia mudar a história da humanidade. Salvo algumas diferenças, a história é praticamente a mesma, o que não quer dizer que não seja boa, muito pelo contrário. Com suspense e ação em um grau um pouco menor que ‘o código’, o segredo do anel, é sim, um livro muito bem escrito com personagens envolventes e bem construídos e uma trama repleta de mistério que nos conduz por belas paisagens da França.

As primeiras páginas do livro nos descrevem o que seriam os últimos dias de uma velha senhora morando com sua única filha viva em uma caverna no ano de 72dc. A velha senhora seria Maria Madalena. Muitas serão as mentiras escritas sobre o nosso tempo. Deus assim me revelou. Nego-me, pois, a escrever qualquer outra. Afina, qual é o meu propósito, se não o de relatar toda a verdade dos acontecimentos daquele tempo?” O EVANGELHO DE ARQUES SEGUNDO MARIA MADALENA. O LIVRO DOS DISCÍPULOS.

No primeiro capitulo somos levados ao ano de 1997 na cidade de Marselha onde vemos descrito logo no inicio o brutal assassinato de um homem, que após morto, tem o dedo da mão direita decepado. Mas é na cidade de Jerusalém no mesmo ano que encontramos a protagonista da história, a jornalista Maureen Paschal, trabalhando na pesquisa para um livro onde ela pretende contar a real história de grandes mulheres do passado que de alguma forma foram caluniadas ou injustiçadas pela história.


Daí em diante, acompanhamos Maureen em sua pesquisa pela cidade santa e é tudo tão bem descrito que parece que estamos ao seu lado no local. Ela anda por diversos lugares históricos, sempre concentrada em seu trabalho. Até que ela ganha na loja de um mercador um anel raro que a deixa fascinada e minutos depois sentindo tonteiras ela é transportada para outra época, onde, em meio a uma multidão, uma mulher lhe chama a atenção e lhe pede ajuda. Ao acordar de seu devaneio Maureen é levada por um homem a uma capela, onde ela descobre um quadro de uma mulher com um anel no dedo idêntico ao que ela possui.

Com o virar das páginas somos apresentados a uma história cada vez mais misteriosa que vai aguçando nossa curiosidade ao máximo. Nada é o que parece e a única coisa genuína que temos é Maureen e sua obstinada busca pela verdade; uma verdade que nem ela mesma sabe qual é, mas que sabe que existe e precisa ser contada. Em seu caminho aparece o nobre escocês Berenger Sinclair, um homem rico e misterioso que está muito interessado no anel que Maureen possui.

É a partir do momento em que Maureen e Sinclair se unem que os mistérios do livro tomam mais volume ainda. Com a história agora situada na região do Languedoc na França vários mitos e lendas são apresentados em meio a descrição de paisagens deslumbrantes. A cada momento que se passa os mistérios em torno do anel parecem estar mais longe de serem resolvidos. E para deixar a história mais misteriosa ainda, vemos a ação de uma seita que não hesita em matar para proteger os seus segredos.

O livro é excelente do inicio ao fim não ficando monótono em momento algum. Tudo é muito bem descrito, dos cenários aos personagens e ações. Apesar de não ter uma busca eletrizante pelos segredos a serem revelados, a história é muito instigante e não vemos a hora de descobrirmos todos os segredos. Claro que, de certa forma, já imaginamos o final mais ou menos, mas mesmo assim isso não tira o prazer de acompanhar os personagens pelos lugares misteriosos por onde andam. E a leitura fica ainda melhor se você tem certo fascínio pela França, como é o meu caso.

A narrativa da autora é muito boa o que é um ponto bem positivo para o livro que apesar de ter quase 500 páginas, contem apenas vinte e dois capítulos, a maioria deles sendo um pouco longos, mas que fluem muito bem devido a serem cortados em diversas cenas. Um ponto bem interessante no livro, e que também instiga a curiosidade a cada capitulo, é que no final de cada um há descrito o que seria o evangelho de Maria Madalena. De certa forma são como capítulos complementares da história e a maioria deles é emocionante de se ler.

Acho que não posso dizer que é um livro que agradaria a todos, a não ser os que gostam do tema que trata ou aqueles que sem preconceito leem de tudo. Mas posso afirmar que é uma leitura excelente e que vale muito a pena. De forma alguma é desperdício de tempo. Trata-se de uma trilogia e o segundo livro já foi lançado intitulado ‘o livro do amor’. O terceiro, ‘the poet prince’ ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.




comentário(s) pelo facebook:

3 comentários :

  1. Eu não conhecia esse livro. Baseado em sua resenha, ele parece-me que é muito bom. Vou tentar ler mais para frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo Maristela porque vale muito a pena, o livro é muito bom e to doido para ler a continuação.

      Excluir
  2. Leticia Lidiane10/11/2015, 03:35

    Uma vez fui à loja Americanas e encontrei este livro, li as primeiras páginas e me encantei pela história. O tempo passou e acabei esquecendo o nome do livro mas nunca me esqueci do anel que servia perfeitamente na mão de uma 'desconhecida'. Finalmente encontrei o nome do livro rsrsrs. Lerei! Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e responderemos! Caso tenha blog deixe o endereço e responderemos lá. Seja bem vindo ao Cabana dos Livros...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...