18/02/2013

Resenha: A Guerra dos Tronos #1 (As Crônicas de Gelo e Fogo)

Autor: George R R Martin
Editora: Leya
Páginas: 592
#skoob#



Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin – considerado o Tolkien americano – cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro numa história surpreendente nunca antes vista.




A guerra dos tronos é o primeiro livro da série “AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO” do autor americano George R.R. Martin, um livro de fantasia épica, heroica, entre guerras e paz - muito mais guerra do que paz por sinal - lembrando que se trata de um livro "ADULTOOOOOO" enfatizando por conter violência, sexo, guerras e até incesto em seu conteúdo.

Primeiramente gostaria de falar sobre um tremendo erro que cometi, não sei se já aconteceu com alguém e deu certo, afinal cada um é cada um, comigo deu erradíssimo. Assisti as duas primeiras temporadas da séria da HBO sem antes ter lido os livros, saber o que iria acontecer no começo me desmotivou um pouco (mas só no começo), mas quero ser bem enfática que o livro é espetacular, a leitura é fluida, não tem como parar, mesmo sabendo tudo o que vai acontecer é instigante e emocionante, nunca pensei que conseguiria ler até o fim, pensei que seria cansativo e monótono, afinal que letrinhas minúsculas, mas nem pensar, tudo o que se pensa ou se pode pensar sobre essa série é mera especulação, quando se pensa que sabe um pouco sobre os personagens tudo muda, quando nos apegamos a eles simplesmente morrem, quando nos identificamos com eles simplesmente suas personalidade mudam, tudo é incrivelmente diferente de tudo o que já posso ter lido. Não é uma simples história épica e medieval de guerras sangrentas e vitórias magníficas é A história épica que te detém do início ao fim, e quando acaba seu maior desejo é continuar e não parar.


O livro narra a história de um reino chamado Westeros, que é subdividido em 7 reinos, onde o foco principal é o reino do norte juntamente com a família Stark, cujo patriarca e personagem principal da trama chama-se Lorde Eddard Stark, que tem 6 filhos, 5 legítimos e 1 bastardo. São eles Sansa, Bran, Rickon, Robb, Arya e o bastardo Jon Snow (Snow era o apelido dado aos filhos ilegítimos a título de humilhação e desonra). Que logo no começo do livro encontram seis lobinhos gigantes que vão protegê-los bravamente.

Tudo ia muito bem com a família Stark até que uma visita inesperada acontece, a comitiva do rei Robert Baratheon, grande amigo de Ned e hoje regente do reino de Westeros, Robert convida (para mim coloca uma faca no seu pescoço, porque como ele se negaria a um rei naquela época medieval) Ned a assumir o cargo de Mão do Rei, ou seja, o braço direito do rei teoricamente, e praticamente "O Rei come... A Mão recolhe a merda”. Ao aceitar o cargo com o intuito de descobrir que mistérios envolvem a morte do antigo possuidor do cargo de mão, Ned coloca em risco não só a sua vida como a de todo o seu reino e sua família.

Falando um pouco da família Stark já que falei de Ned:

  • Catelyn: A esposa e mãe, que para mim se mostra um pouco omissa com os seus filhos, principalmente com os menores, e muito cruel e rancorosa com Jon Snow, poxa sei que é difícil perdoar uma traição, mas o fruto da traição era apenas um bebê e ela soube fazer de toda sua infância, adolescência e juventude um inferno para que ele sempre soubesse que era um simples “BASTARDO”, mas no fim ela se mostra corajosa e impetuosa ajudante de Robb. Apesar de que o presente não apaga o passado.
  • Bran: Um menino cheio de vitalidade e espírito aventureiro, que é apaixonado por escaladas e que em um desses seus rompantes de macaquinho curioso, presencia uma cena terrível entre Cersei Lannister (atual rainha e esposa de Robert) e seu irmão Jaime Lannister (Guarda do rei). Jaime percebe a presença de Bran e com o ímpeto de maldade e o intuito de manter a verdade obscura lança Bran numa queda infindável do último andar da torre do castelo. Na queda ele fica paraplégico. E assim logo no começo da história se percebe que nesse livro nem tudo são flores e tudo são espinhos.
  • Robb: Que é o sucessor do reino, herdeiro do norte, que ao longo se transforma num bravo e feroz guerreiro que liderará todos os exércitos do norte em busca da vitória. Para mim se mostra sábio e corajoso, nem sempre sendo bonzinho, mas sempre sendo punitivo para com os que guerreiam contra ele.
  • Sansa: Para mim concordo plenamente com a Tatiana Feltrin do blog: Tiny Little Things que faz o trocadilho - é uma sonsa, falsa, não apoia a irmã em nada, por pensar que está apaixonada por um menino, um garoto burro que ela vai descobrir aos trancos e barrancos que é um psicopata maléfico, sádico, e louco, o príncipe Jofrey (o qual espero ansiosamente ler em detalhes em algum dos próximos livros sua morte dolorosa, lenta e sangrenta. É, odeio esse cara!). Filho de Cersei Lannister com quem???? Vocês descobrirão ao ler o livro. Ela é egoísta e egocêntrica, detestei a personagem definitivamente.
  • Arya: Pra mim é a melhor de todas as personagens, ela é intrigante, a menina boy, aquela que quer ser como um menino, fazer coisas que os meninos fazem como esgrima, luta e tudo a mais, ela é intrépida, não tem medo de nada. Identifiquei-me demais com ela e espero que como neste livro muitos a quem nos apegamos morrem, ela Não morra!
  • Rickon: É o bebê de 3 aninhos que não tem muito destaque no livro.
  •  Jon Snow: Como já falei antes ele é um bastardo que não teve o direito nem de saber quem era sua mãe, e que decide tornar-se um integrante da patrulha da noite, na muralha, cargo que só era dado a desertores, ladrões, assassinos e etc. cargo de desonra, mas desonra maior era ter em seu rosto o tempo inteiro a marca na ilegitimidade. Por isso ele se torna um guerreiro contra as forças sobrenaturais da muralha. E que forças, que o digam o primeiro capítulo rsrsr.


Cada capítulo do livro fala sobre um personagem específico, girando sempre em torno dos melhores, os Lannisters através de Tyrion – o ANÃO, que é o melhor de todos, ele é irmão de Cersei e de Jaime, é um personagem muito bem construído, com uma cretinice peculiar, é irônico, sarcástico, pedante, e ao mesmo tempo engraçado e intrigante, crucial para nos enredar pelas páginas do livro, sem ele a graça passaria longe, ele dá vida a história. Entre os personagens do capítulo também estão Bran, Jon, Catelyn, Eddard, Arya, Sansa e por último, mas bastante importante Daenerys Targaryen, filha da casa do dragão com seu irmão Viserys que não dura muito na história, e que são filhos legítimos do último rei traído pela casa Lannister Aerys Targaryen, e morto pelas costas por Jaime, o sonho dos irmãos é retomar o trono de ferro. No primeiro livro Daenerys avança rápido em direção a esse objetivo tendo várias perdas e sofrimentos pelo caminho. Se tornando mãe dos dragões.

Quando Ned resolve assumir o cargo de Mão do Rei leva consigo para a corte Sansa e Arya, deixando no comando de Winterfell Robb seu filho mais velho. Mas essa mudança na vida dos Starks transformará tudo num inferno absoluto, principalmente após a morte do rei Robert, afinal a guerra dos tronos começa e “quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre, não existe meio termo”. Os sete reinos lutam pelo trono, a família Stark se desestrutura e no desenrolar muitos bonzinhos não são tão bons assim e vice-versa. É uma guerra épica, incrivelmente penetrante. Por isso se preparem, pois “O INVERNO ESTÁ CHEGANDO”.

Gente não tem como não se apaixonar pelas Crônicas de Gelo e Fogo após ler este livro, a série é espetacular também, bem fiel ao livro, mas venhamos e convenhamos não tinha como colocar todas aquelas páginas em pouquíssimos episódios, mas eles foram espetaculares, amei a série e está recomendadíssima.

“Nunca se esqueça de quem é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza.” – pág. 45.

Queridos companheiros da paixão pela leitura, não deixem de ler, é imperdível. Uma ótima leitura para vocês e até a próxima resenha. Bjinhos!



Dia 31/03/13 estréia a 3ª temporada da série na HBO. Não perca!





comentário(s) pelo facebook:

4 comentários :

  1. Excelente resenha. Será minha próxima leitura com certeza! Lindo blog, parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua resenha!!
    As Crônicas são minha nova paixão!
    Parabéns pelo blog!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Tenho bastante vontade de ler este livro. peguei-o emprestado e o lerei hihi :)
    parabéns pelo blog, muito bem organizado.
    http://www.incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e responderemos! Caso tenha blog deixe o endereço e responderemos lá. Seja bem vindo ao Cabana dos Livros...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...