26/01/2013

Resenha do Baú: O Outro Lado da Meia Noite


Autor: Sidney Sheldon
Editora: Record
Páginas: 496
#skoob#



Considerado por muitos um de seus melhores romances, O outro lado da meia-noite apresenta Sidney Sheldon no auge da forma. Neste clássico best seller, ódio, paixão e terror são mesclados pela escrita inconfundível do autor.
Ambientado nas décadas de 30 e 40, O outro lado da meia noite narra as histórias de duas mulheres muito diferentes - que têm em comum o amor pelo mesmo homem. A sensual Noelle é uma famosa atriz que sai dos bairros pobres de Marselha para o sucesso no cinema. A americana Catherine é uma profissional bem-sucedida mas totalmente insegura com o sexo masculino em geral.
O piloto e herói de guerra Larry Douglas, por quem as duas se apaixonam em diferentes épocas de suas vidas, fecha o triângulo amoroso que desperta o ódio do magnata grego Constatin Demiris, amante de Noelle, um homem que não esquece nem perdoa.
Paris, Washington e a lendária Atenas são o cenário de um jogo no qual a jovem americana torna-se a grande presa. A inocente Catherine comete o maior erro de sua vida ao apaixonar-se pelo piloto Douglas. Ela não imaginava que o herói de guerra tivesse uma história de amor mal resolvida com Noelle, atriz francesa em ascensão, que não quer ser o lado mais fraco desse triângulo amoroso.
Para atingir seus objetivos e conquistar Larry de vez, Noelle se envolve com o poderoso magnata Constantin Demiris. A atriz começa então a planejar sua terrível vingança, que mudará para sempre o destino de todos os envolvidos nesta história.



Esta será a primeira vez que faço resenha de um livro do magnifico escritor Sidney Sheldon, e não é qualquer livro, mas aquele que é considerado sua melhor obra – o que eu também acho. Acho que nunca destaquei aqui no blog a importância que Sidney Sheldon e seu estupendo romance O Outro Lado da Meia Noite tiveram na formação do meu gosto pela leitura. Ambos não foram só importantes, mas foram os responsáveis por eu ter adquirido o gosto pelo hábito de ler. Não vou me prolongar muito nesse assunto agora, pois pretendo fazer um post especial sobre como tudo isso aconteceu em breve. Digo apenas uma coisa: não fosse SS talvez eu continuasse achando ler um saco!


O outro lado da meia noite foi lançado em 1977, ou seja, 36 anos atras e eu ainda nem tinha nascido. Foi o livro que catapultou SS ao seleto grupo de escritores best sellers famosos, ricos, traduzidos no mundo inteiro e, claro, alvo dos “cricriticos” de plantão que sempre menosprezaram suas obras. Para a alegria de nós, leitores, SS nunca deu bola para as criticas de que seus livros eram alvo e continuou a escrever, sempre nos mesmos moldes (graças a Deus!), suas histórias repletas de suspense, ação, emoção e pitadas bem generosas de sexo. De todas com certeza O outro lado da meia noite é a mais fascinante, emocionante e empolgante de suas histórias.

Não é exagero dizer que o livro é um vendaval de acontecimentos, pois em momento algum me deparei com alguma parte que eu tenha achado monotona; pelo contrário, do prologo ao último capitulo o livro não para sua narrativa emocionante em nem um momento. Lendo as páginas que pareciam virar sozinhas, a impressão que eu tive (e gosto de ter) foi de que eu estava assistindo um filme dos melhores. Desde que adquiri o hábito e gosto por ler sempre gostei dessa sensação de ler um livro e ter ele transformado em um filme na minha cabeça, e ninguém fez isso melhor do que SS e suas histórias.

O outro lado da meia noite eu peguei emprestado em uma biblioteca pública e comecei a ler no caminho de volta pra casa, dentro de um onibus. Acho que com menos de vinte páginas eu já estava hipnotizado pelo livro. Com uma narrativa espetacular e sem perder tempo com detalhes desnecessários – marca de SS – o livro transporta você para dentro da história de uma forma incrivel. É impossivel não se sentir parte daquele cenário e da vida daqueles personagens maravilhosos. O livro todo tem um magnetismo que te prende a cada página e te deixa com mais e mais vontade de continuar lendo para saber o que vai acontecer a seguir. É uma coisa incrivel, comigo pelo menos foi!

Os personagens são o outro ponto forte do livro, se não o mais forte. Bem definidos e conduzidos, cada um com sua personalidade marcante e com suas marcas na história. São daquele tipo de personagem que fica na sua memória por muito tempo, talvez até a vida toda, devido as atitudes que tomam, o que são capazes de fazer para alcançar um objetivo, mas, principalmente, pelos ingredientes humanos que o autor colocou em cada um, mesmo sendo tão diferentes um do outro. Movidos por amor, ódio, gratidão, ressentimento, paixão e vingança, os protagonistas de O outro lado da meia noite fazem você embarcar em uma viagem alucinante de emoções.

Na história temos quatro protagonistas: duas mulheres e dois homens. Cada um com sua vida diferente da do outro, aos poucos o destino vai fazendo com que seus caminhos se cruzem e é a partir daí que grandes emoções passam a acontecer. Das duas mulheres, dou destaque absoluto a inesquecivel Noelle Page, que após se desiludir várias vezes com as pessoas, principalmente os homens, torna-se uma mulher fria e calculista que tem como único objetivo subir na vida para se vingar do homem que amou. Ao meu ver, Noelle é o fio condutor de toda a história e maior responsável pelos momentos de maior emoção. Depois dela temos Catherine Alexander, uma mulher sonhadora e ingenua que nunca conseguiu se dar bem com os homens, até conhecer aquele que seria seu grande amor e sua ruina. Dos protagonistas masculinos, dou destaque ao bilionário grego Constantin Demiris, na história o homem mais rico do mundo dono de um poder capaz de interferir e mudar, à sua conveniencia, a vida de qualquer um. Depois dele temos o piloto de avião, Larry Douglas, um homem sedutor e ambicioso que fascina as mulheres que chegam perto dele, mas que pode pagar caro por isso.

São esses personagens aliados a uma história emocionante que fazem de O outro lado da meia noite, sem dúvida alguma, o melhor livro de SS e um dos melhores que já li na vida. Não quis expor muitos detalhes para não estragar a marvilhosa surpresa que terá quem for ler este livro incrivel. Depois que li O outro lado da meia noite não parei mais, corri atras de todos os livros de Sidney Sheldon e graças a Deus consegui ler todos (menos os infanto juvenis, pois não me interessaram por serem histórias mais curtas e bem bobinhas). Daí em diante não parei mais de ler, e devo isso ao maravilhoso escritor Sidney Sheldon – que já não está mais entre nós (1917-2007) – e seu esplendido livro O Outro Lado da Meia Noite.

Leitura mais que recomendada, minha mulher leu e ficou alucinada. Sei que cada um é cada um, mas acho dificil ler O Outro lado da Meia Noite e não achá-lo inesquecivel.






comentário(s) pelo facebook:

8 comentários :

  1. De Sidney Sheldon o único que li foi Nada Dura Para Sempre, e amei o livro! É quase impossível guardar ! Esse também deve ser muito bom! Vou procurar!
    Bjos, Sel ;*

    ResponderExcluir
  2. Nada dura para sempre é muito bom mesmo, mas o outro lado da meia noite é o melhor de todos. Se puder ler todos do SS leia, não vai se arrepender.

    Abração, Sel.

    ResponderExcluir
  3. Esse escritor é super famoso e quero ter a oportunidade de ler algum livro de sua autoria.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do Sidney Sheldon, mas sempre vejo leitores e blogueiros elogiando e muito os livros do autor. Realmente, os trabalhos dele aparentam ser muito bons.
    Não sei se iria gostar, mas pretendo ler algum dos romances dele e tirar minhas próprias conclusões!

    Parabéns pela resenha.

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei, tem selinho pra você no meu blog!
    Abraços!

    http://omelhorcheirodomundo.blogspot.com.br/2013/02/tag-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  6. eu também amei o Outro Lado da Meia-Noite e sou doida para ler a continuação (Lembranças da Meia-Noite), mas não considero um dos melhores do autor. Ainda assim consegue ser um dos melhores livros que já li. Sidney Sheldon também fooi muito importante para que realmente gostasse da literatura, já lis bastantes dele, mas um dai espero ler todo (18 se nao me engano)

    Eu tbm to escrevendo um post sobre ele, to terminando já e por esses dias devo postar lá no meu blog, se quiser dá uma olhada ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O único livro do Sidney que eu li foi "Manhã, tarde e noite", e gostei bastante. Alguém daqui comentou lá no blog que não tinha gostado muito, mas enfim, nunca li outro livro dele, mas pretendo ler, inclusive esse da resenha hahaha. Muito boa, parabéns!
    Beijos,
    Renata.

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olha o primeiro livro de Sidney Sheldon q Li foi "A Outra face"(eu o encontrei na pratileira de uma sebo no Centro de São Paulo li a sinopse e comprei ); foi realmente incrível te prende a cada página, terminei de ler agora pouco "As Areias do Tempo", e pretendo muito ler "O outro Lado da Meia Noite" mas eu não o encontro em nehuma Sebo :(

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e responderemos! Caso tenha blog deixe o endereço e responderemos lá. Seja bem vindo ao Cabana dos Livros...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...