05/01/2013

Resenha do Baú: O Código da Vinci

Autor: Dan Brown
Páginas: 432


Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton.
Momentos antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas a criptógrafa  Sophie Neveu e Robert Langdon, um simbologista,  podem desvendar. Eles viram suspeitos e detetives enquanto tentam decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando os ingredientes de um envolvente suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade.

Um código instigante oculto nas obras de Leonardo da Vinci. Uma corrida desesperada através de catedrais e castelos da Europa. Uma verdade espantosa escondida durante séculos e por fim desvendada.
Em Paris a trabalho, Robert Langdon, um simbologista de Harvard, recebe um telefonema urgente tarde da noite. O curador do Louvre foi encontrado assassinado dentro do museu com uma misteriosa mensagem cifrada ao lado do corpo.
À medida que Langdon e uma talentosa criptógrafa francesa, Sophie Neveu, vão decifrando uma por uma as estranhas charadas que se apresentam, surpreendem-se ao descobrir pistas ocultas nas obras de Da Vinci - visíveis a todos porém engenhosamente disfarçadas pelo pintor.
A trama está armada quando Langdon se depara com um dado estarrecedor: o curador morto estava ligado ao Priorado de Sião - uma sociedade secreta verdadeira que já teve como membros Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.
Langdon percebe que estão no encalço de um espantoso segredo histórico que, ao longo dos séculos, se mostrou ao mesmo tempo esclarecedor e perigoso. Em uma corrida frenética através de Paris e Londres, Langdon e Sophie vêem-se medindo forças com um oponente poderoso e desconhecido que parece prever cada um de seus passos. A menos que decifrem o complicado quebra-cabeças, os segredos do Priorado - e uma antiga verdade altamente perturbadora - estarão perdidos para sempre.

Já se vão dez anos desde que O Código da Vinci foi lançado pela primeira vez e até hoje continua sendo um dos melhores livros que já li na minha vida. Muitos podem não gostar dos seus elementos, das questões que ele levantou, das verdades que ele afirma serem "verdades", mas não tem como negar o talento esmagador de Dan Brown em criar histórias que prendem o leitor da primeira à última página, e O Código da Vinci é o melhor exemplo disso. Seu sucesso foi espantoso, avassalador, quebrando todos os recordes na época e colocando seu autor como uma das pessoas mais influentes do mundo. Até mesmo um novo termo foi criado para classificar o livro tamanha sua repercussão; antes chamado apenas de best seller, O Código da Vinci foi alçado à categoria "mega seller", devido ao seu sucesso fora dos padrões habituais.

Acho que como muitos tomei conhecimento do livro através de matérias em jornais, revistas e na televisão e, claro, tive minha curiosidade aguçada já que é muito raro um livro ser tão noticiado nos meios de comunicação. Fui a uma livraria e ao me deparar com o livro simpatizei de cara; gostei da capa, da sinopse, da forma que foi editado, tudo... Isso foi em 2003, ano de lançamento do livro, mas foi no ano seguinte que eu adquiri meu exemplar, quer dizer, tive a sorte de ganhá-lo de presente de aniversário de uma tia (acho que ela nem sonha o quanto fiquei feliz!). 

Bom, de livro em mãos comecei a folheá-lo dentro do ônibus voltando para casa e acho que como a maioria que o leu me tornei prisioneiro daquelas páginas, cúmplice daqueles personagens e um curioso aflito em descobrir os segredos que estavam por vir. Foram dias bem longos e angustiantes vividos em Londres e Paris, mas longos porque assim eu quis, pois li o livro bem devagar para que não acabasse depressa - o que é fácil de acontecer devido ao ritmo eletrizante da narrativa. Mas mesmo demorando a leitura de propósito chegou o dia em que o livro terminou e meu primeiro pensamento - se não me falha a memória -  foi: "Meu Deus esse homem é um gênio. Faça ele escrever milhares de livros!"

Pois é, me tormei fã de Dan Brown e mais ainda do livro. Fiquei louco porque não haviam mais livros dele para eu comprar e ler. Eu já tinha lido livros muito bons até ali, mas com certeza O Código da Vinci foi o melhor de todos disparado e até hoje está entre os meus 5 mais. É um livro excelente, uma história eletrizante, personagens muito bons e com um ritmo de tirar o fôlego. Como já era esperado e como é comum acontecer com grandes fenômenos literários, muito outros livros vieram na esteira do sucesso de O Código da Vinci, mas nem um, nem de longe, repetiu o mesmo sucesso, repercussão ou virou noticia como a obra de Dan Brown. Amado por uns, idolatrado por outros e odiado por muitos também, o livro é um verdadeiro fenômeno editorial sendo o 11º livro mais vendido do mundo com mais de 80 milhões de copias. 

Acho que não preciso fazer aqui um pequeno resumo da história já tão conhecida, então vou deixar um resumo daqueles que achei serem os pontos principais da história e que mais me agradaram durante a leitura.

  • A trama em si é muito bem elaborada e não há nem um furo ou ponta solta; tudo é resolvido até o fim do livro.
  • Os personagens são muito bons cada um com suas características  Destaco, claro, o casal de protagonistas, Robert e Sophie, pela inteligência e astucia em fugir da policia ao mesmo tempo em que vão descobrindo os mistérios na trama.
  • Destaco também outro personagem; o monge assassino, Silas, meu personagem preferido (geralmente os vilões são meus preferidos!). Sua loucura e fanatismo religioso, na minha opinião, dão um tom a mais no livro.
  • Também me agradou no livro a forma em que o autor transformou Paris num cenário sombrio, quando normalmente a cidade é retratada com romantismo nos livros.
  • E, claro, a perseguição a Robert e Sophie que se desenrola no decorrer da história. Com cenas eletrizantes e muitas reviravoltas a caçada policial é com certeza um dos pontos altos do livro.

Enfim, O Código da Vinci foi um livro que me agradou em tudo. Apesar de ser um livro com uma narrativa bem detalhista, Dan Brown soube contar sua história magnificamente sem em nem um momento torná-la cansativa - ao menos pra mim - e ao final de suas 432 páginas a sensação que tive foi que tudo passou muito rápido (rápido demais!). Diante de todo o sucesso editorial que foi, O Código da Vinci foi também levado às telas de cinema obtendo grande sucesso de bilhetaria, mas confesso que me decepcionei um pouco com a adaptação, pois muito foi mudado da história do livro. Ainda assim achei o filme muito bom.

Volto a dizer que O Código da Vinci foi um dos melhores livros que li na vida e caso ainda exista alguém que não o leu (não imagino como!) digo com certeza que não sabe o que está perdendo.

Espero que tenham gostado. Comentem e deixem suas opiniões. Abraços!



Trailer do filme 'O Código da Vinci'




EXCELENTE




comentário(s) pelo facebook:

9 comentários :

  1. Eu não cheguei a ler esse livro, vi apenas o filme e gostei muito.
    Já li outros livros do Dan Brown e confesso que gosto muitoda forma como ele escrve. Ele sim conseue prender a gente do começo ao fim.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena você ainda não ter lido o livro, é espetacular. Assim que puder leia, é o melhor do autor. Obrigado pelo comentário e se tiver blog deixa aqui que a gente visita.

      Abraços,
      Jean e Kívia.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Jean e Kívia,

    Nunca me interessei pelo livro, mas quem sabe eu dê uma chance para ele algum dia =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti ao filme e gostei muito. Tanto que cheguei a até a comprá-lo. O livro eu ainda não li, mas creio que deva ser muito superior ao filme. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito do filme e sim, o livro é muito melhor. Obrigado pelo elogio e volte sempre. Abraços!

      Excluir
  5. Esse livro é super conhecido
    Mas eu nunca tive muito interesse em ler
    Nada chama minha atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pois Angela eu te garanto que você tá perdendo uma leitura super emocionante. Se você gosta de um bom suspense com muita ação, é um dos melhores. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu lí esse livro depois de muitos anos postergando a leitura, quanto tempo perdido, uma obra ímpar, tema polêmico e muito bem desenvolvido.
    O filme também ficou muito bom, mas a riqueza de detalhes e as descrições fazem do livro uma obra completa e maravilhosa.
    Blog do DuLapa

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e responderemos! Caso tenha blog deixe o endereço e responderemos lá. Seja bem vindo ao Cabana dos Livros...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...