05/11/2012

Resenha: Não Conte a Ninguém


Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 256



Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por umserial killer.
O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa.

Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem respostas: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?

Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência.

Não conte a ninguém foi o livro mais aclamado de 2001, indicado para diversos prêmios, entre eles Edgar, Anthony, Macavity, Nero e Barry. Em 2006 foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor.

O Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, se conheceram ainda crianças, e desde o início souberam que seu amor seria eterno. Todos os anos, no dia do aniversário do primeiro beijo, eles voltavam ao lago Charmaine para gravar mais uma barra no tronco da árvore que tinha suas iniciais inscritas dentro de um coração.

Mas, no 13o. ano, após terem cumprido seu ritual romântico, David e Elizabeth foram brutalmente atacados. Ele foi deixado inconsciente no lago para se afogar e ela, depois de ser sequestrada e ter o rosto marcado com ferro em brasa, foi encontrada morta - supostamente vítima de um serial killer.

Oito anos após a tragédia, David ainda tenta reconstruir sua vida quando recebe um misterioso e-mail com as iniciais dele e da esposa seguidas de 21 barras, uma pergunta que só os dois saberiam responder e um pedido: Não conte a ninguém. Ao acessar o link enviado na mensagem - na hora marcada, "a hora do beijo" -, David é redirecionado para um site onde surge a imagem de uma câmera de rua. Após alguns minutos sem que nada aconteça, Elizabeth aparece na tela e sussurra: "Sinto muito."

Isso acende uma centelha de esperança: de alguma forma e em algum lugar, Elizabeth poderia estar viva. Em sua desesperada busca da verdade, David acaba sendo perseguido por inimigos poderosos. O FBI, após ter encontrado dois corpos no local do suposto assassinato de Elizabeth, passa a vê-lo como o principal suspeito da morte da esposa. Além disso, um milionário e antigo amigo da família Beck, sem nenhum interesse em ver a verdade revelada, contrata um assassino de aluguel para matar David.

Em Não conte a ninguém, Harlan Coben - autor de Confie em mim - constrói uma história envolvente e eletrizante sobre perda e redenção, segredos inconfessáveis e um amor capaz de resisitir a tudo.


É praticamente uma piada esse livro se chamar não conte a ninguém. Uma história tão boa, tão envolvente, tão eletrizante, cheia de reviravoltas e surpresas que consegue te prender a cada página deveria se chamar “conte a todo mundo”.

Não conte a ninguém foi o primeiro livro do Harlan Coben que eu li (e eu tenho todos que a editora arqueiro publicou). Quando eu tomei conhecimento do autor e de seus livros, confesso que o que me chamou a atenção foi o estilo de suas histórias e aquela célebre frase de que HC é o “rei das noites em claro”. Eu chegava nas livrarias via seus livros na estante ou em destaque, folheava algumas páginas, gostava das capas e pronto. De repente comecei a comprar um por um e montei minha coleção “Harlan Coben”. Durante um bom tempo fiquei só nisso.

Até que num determinado dia olhei pra coleção na estante e decidi que eu ia começar a ler os livros daquele autor. E para minha estupenda e maravilhosa satisfação foi o que eu fiz com Não Conte a Ninguém (conte a todo mundo mesmo!). No decorrer da leitura e mais ainda no final fiquei me perguntando como eu ainda não tinha lido nada daquele cara! Gente, e que cara!

Harlan Coben é sem duvida um dos melhores escritores que eu já tive o imenso prazer de ler. O cara escreve muito bem, consegue te deixar grudado de uma forma quase hipnótica nas páginas do livro, e você nem sente o tempo passar tamanho é o frisson da narrativa dele.

Ler NCAN é quase como assistir um desses maravilhosos filmes de ação em que de repente tudo que era de um jeito passa a ficar de outro e a vida do – quase sempre pacato – protagonista vira de cabeça para baixo numa sucessão de acontecimentos eletrizantes que parece até que ele está vivendo outra vida. E foi assim que ficou a vida do Dr. David Beck. Era uma vida com sua mulher Elisabeth, oito anos depois passou a ser uma vida sem ela e de repente passa a ser uma vida de corre-corre, fugas, mortes e muitos mistérios a serem desvendados.

Jogado num verdadeiro furacão de acontecimentos, o Dr. Beck passa a correr contra o tempo para descobrir verdades que podem mudar sua vida por completo. Nesse percurso tem ainda que se esquivar de perigosos inimigos, que nem ele mesmo conhece, mas que estão dispostos a tudo, inclusive matar, para poder chegar com vida ao fundo das verdades que precisa descobrir.

O livro é ação do começo ao fim e não existe nem uma página que te deixe entediado. Muito pelo contrário, a cada página virada você quer continuar para saber aonde vai dar tudo aquilo que o Dr. Beck está passando (e olha que não é pouca coisa, não!). São muitas surpresas, revelações e vidas que se misturam num perigoso jogo de gato e rato.

Bom, agora que eu descobri de verdade quem é Harlan Coben e como são maravilhosas as suas histórias – porque eu não acredito que um cara que escreveu NCAN tenha conseguido escrever um livro mais ou menos -, não vejo a hora de começar mais um e mais um titulo desse autor que me surpreendeu como há muito tempo eu não me surpreendia com um livro. Altamente recomendado para quem gosta de um bom trhiller com muita ação e surpresas do inicio ao fim.

E mais uma vez eu digo, não conte a ninguém, não... Conte a todo mundo porque vale muito a pena.


EXCELENTE



comentário(s) pelo facebook:

4 comentários :

  1. Jesus, agora fiquei com mais vontade ainda de ler!
    Teve uma situação engraçada. Eu e minha amiga estávamos loucas pra ler esse livro (eu ainda estou, ela já leu rs), e um dia ela me mandou um e-mail assim:

    "Dani, comprei o livro. Não conte a ninguém"

    Só isso. E eu, lerda, respondo:

    "Não conte a ninguém o que, criatura? Que livro é esse que eu não posso contar?"

    hahahaha
    A mesma coisa aconteceu com o Confie em mim. Mas ela já estava esperta kkkkk

    Gostei, acho que agora criei coragem pra ler!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Quem bom que a nossa resenha te deu mais coragem Daniela. Leia mesmo, você não vai se arrepender, o Harlan Coben é o cara. Espero te ver sempre por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Segui.. pois onde tem Harlan Coben.. to junto kasdokasd

    Sou fão dele.. abraços
    Só uma dica.. tira o captha dos coments.. abraços
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Kívia. Já lí CONFIE EM MIM dele e adorei. Pela resenha que vc passou esse também é um exelente livro, cheio de suspenses. Adoro isso. Valeu amiga.

    Abcs
    Antonio Novaes (Skoob)

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e responderemos! Caso tenha blog deixe o endereço e responderemos lá. Seja bem vindo ao Cabana dos Livros...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...