22/12/2012

Resenha: Diário de Uma Paixão

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256


“Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim, e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.” Noah Calhoun. 
Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida. O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto raramente encontrado na literatura atual, o Diário de uma paixão, de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém.


Meu primeiro contato com Nicholas Sparks não se deu através dos livros, mas sim através dos filmes. Como já é quase um ritual, a cada livro que o autor lança no mercado, um novo filme pode ser esperado daquele livro. No ano de 2006, no comecinho de julho, eu tinha começado a namorar com minha, hoje, esposa. Através dela conheci o filme “um amor para recordar”, que, claro, ela adorava, apesar de ser triste e sempre fazê-la chorar. Depois de um certo tempo descobri que a história era baseada num livro então fui atrás dele, mas não consegui encontrar. O tempo passou e eis que eu assisto “diário de uma paixão” (que eu gostei muito) e descubro também que era baseado num livro do mesmo autor. Nessa época tive mais sorte pois NS estava “na moda” e seus livros estavam quase todos ao mesmo tempo nas listas de mais vendidos.

Bom, folheando um a um numa livraria, vi que eram romances com apenas histórias de amor – tipo que eu gosto muito - , e vendo como eram bem cotados na maioria dos blogs, numa tacada só comprei em 2011 todos os livros de NS que haviam sido lançados até então. Comprei todos, mas não li nem um, ficaram enfeitando a minha estante, até que com o inicio do blog resolvi por minha leitura em dia e há uns quatro dias comecei a ler diário de uma paixão, minha primeira leitura de NS.

Sei que vai parecer um pouco repetitivo, talvez até chato, mas tenho que ser sincero. Eu esperava muito mais romance do que vi no livro, muito mais detalhes da vida em comum do casal protagonista e um pouco mais de paixão, já que é algo que intitula o livro. Apesar disso quero deixar bem claro que o livro não é ruim, não mesmo! Na minha opinião faltaram apenas mais detalhes da vida do casal, desde o inicio do relacionamento até o (emocionante!) final.

O diário de uma paixão que dá titulo ao livro é um diário onde Noah Calhoun escreveu a sua história com sua amada Allie Nelson. O primeiro e o último  capitulo do livro são narrados por Noah, enquanto os do meio são narrados em terceira pessoa.

"Ficamos apaixonados, apesar das diferenças entre nós, e quando isso aconteceu, alguma coisa rara e maravilhosa foi criada." Página 102

A história inicia-se com Noah sozinho em sua casa lembrando-se de vários eventos importantes na sua vida, sendo o maior deles o fim de seu relacionamento com Allie há 14 anos. O que Noah nem imagina é que Allie está de volta a cidade para por em prova seu coração e, se for o caso, deixar o passado para trás de uma vez. É então que para surpresa de Noah, Allie aparece na sua frente e, após alguns dias de conversa como amigos a paixão explode entre ambos, deixando claro que o amor de um pelo outro continua mais vivo do que nunca.

"Ele inclinou-se aos poucos e beijou-a de novo, um beijo ainda doce e cheio de ternura, e ela beijou-o também, sentindo os anos de distância se dissolverem em paixão." Página 123

Só que no meio disso há o grande detalhe de que Allie está noiva de outro rapaz que sua tradicional família aprova. Acontece que outra surpresa do passado aparece: a mãe de Allie, que nunca aprovou seu envolvimento com Noah por ser um rapaz pobre. Após a visita de sua mãe, Allie decide por um fim novamente em sua história com Noah e vai embora deixando-o despedaçado. Daí em diante temos Noah narrando a história neste que é o último e emocionante capitulo, que foi o que me trouxe lágrimas aos olhos e onde eu pude comprovar o que todos dizem sobre se emocionar com as histórias de Nicholas Sparks.

"Eu espero. As palavras dela me machucam. Vão arrancar um pedaço do meu coração e deixar uma cicatriz." Página 161

O último capitulo do livro é com certeza o mais emocionante, o mais bonito, o que dá sentido à palavra paixão que entitula o livro. E uma coisa eu posso garantir, é uma grande e linda lição de amor, paixão, companheirismo, perseverança e acho que acima de tudo, fé. Volto a dizer, os capitulos entre o primeiro e o último, na minha opinião, deveriam conter mais detalhes sobre a vida do casal. Nesse ponto achei o livro um pouco fraco e sem emoção.  Mas o bom é que de uma forma muito bonita o último capitulo compensa isso, trazendo muita emoção, muitas lágrimas e mostrando que o amor verdadeiro é o melhor remédio para qualquer mal.

Recomendo muito e continuarei lendo Nicholas Sparks.
(Só espero que eu não tenha que esperar pelo último capitulo para me emocionar!)

Ps: Quase que eu ia esquecendo! A última carta que Noah lê no último capitulo é de arrebatar o coração!


BOM



comentário(s) pelo facebook:

2 comentários :

  1. Eu também conheci o Nicholas através, justamente, do filme desse livro, e desde então eu sempre quis comprar esse livro, mas sei lá porque ele sempre fica pra depois. Obrigada pelo comentário no meu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui apaixonada pela escrita do Nicholas, e após este livro me apaixonei ainda mais, se é possível. Na minha opnião é definitivamente o melhor livro de sua autoria.

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários e responderemos! Caso tenha blog deixe o endereço e responderemos lá. Seja bem vindo ao Cabana dos Livros...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...