05/11/2012

Resenha: Confie em Mim (1ª de muitas)


Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 320



Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam – principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill –, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada de importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranqüilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos: "Fica de bico calado que a gente se safa."
Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio?
Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina de ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo um grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo.
Quando duas mulheres são atacadas por um assassino, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.
Confie em mim é um suspense eletrizante, mas também um convite à reflexão sobre temas mais profundos. Neste livro, Harlan Coben – vencedor de diversos prêmios e presença constante nas listas de mais vendidos de todo o mundo – aborda assuntos atuais, como a facilidade de acesso às informações na era da internet, e questiona os limites no relacionamento entre pais e filhos: quando é hora de intervir? Quando o melhor é simplesmente confiar? Até onde você iria para proteger as pessoas que mais ama na vida?
A vida no subúrbio de Livingston parece perfeita. Ao olhar para aquelas mansões, todos acreditam que as pessoas que vivem ali são completamente felizes. Mas a verdade é que, como em qualquer lugar do mundo, cada uma daquelas famílias tem a sua tragédia particular.
Mike e Tia Baye, preocupados com seu filho Adam, resolvem invadir a privacidade do garoto e espioná-lo.
Betsy Hill sente-se culpada por não ter percebido as mudanças no comportamento de seu filho Spencer e por não ter feito nada que pudesse evitar seu suicídio.
Guy Novak cria sozinho Yasmin, mas, embora seja um pai extremamente dedicado, não consegue impedir que um infeliz comentário de um professor torne a infância da menina um inferno.
Lucas Loriman está gravemente doente e precisa de um transplante de rim, mas sua mãe Susan guarda um segredo devastador que pode arruinar a família.
Enquanto acompanha as dores, preocupações e angústias de cada um desses personagens, você vai mergulhar numa aventura emocionante e cheia de mistérios, em que todas essas histórias, aparentemente independentes, se conectam num final surpreendente e arrebatador.
Em Confie em mim, Harlan Coben nos faz pensar sobre como pais desesperados são capazes de ultrapassar todos os limites na tentativa de proteger seus filhos.


É com um enorme prazer que faço essa resenha, pois considero Harlan Coben um “autor de ganchos”, ele consegue cravar nossos olhos em cada letra de cada página dos seus livros, têm um poder incrível de misturar situações que podem fazer parte do dia a dia de qualquer um de nós com aventuras, mistérios (que só se desvendam nas últimas páginas) e são capazes de nos fazer roer as unhas de tanta expectativa.

Confie em mim trata de uma realidade bem em alta nos dias de hoje, pais que não confiam nos filhos e filhos que não transmitem confiança, é comum os pais investigarem o comportamento dos filhos, os amigos, desempenho escolar, as notas, os sinais físicos (para o caso de uso de algum tipo de droga); essa abordagem transmitida pelo livro relata bem a atualidade.

Adam Baye era uma criança normal até que uma “fatalidade” acontece: O suicídio do seu melhor amigo Spencer Hill. Adam cria o seu próprio mundo e fecha as portas para sua família, seus pais Dr. Mike Baye e sua mãe Tia, decidem então monitorá-lo instalando um programa de computador que emite relatórios de cada utilização, site acessado, teclas etc.Todos os relatórios aparentemente estão normais quando de repente uma mensagem muda completamente os fatos: Fica de bico calado que a gente se safa!

Conheceremos Betsy e Ron, os pais de Spencer que sofrem desesperadamente a morte do filho, Ron quer tentar recomeçar, mas Betsy não admite essa possibilidade, acha impossível uma mãe esquecer-se simplesmente do filho morto e recomeçar fingindo que nada aconteceu. Em meio às recordações ela encontra uma foto que a despertará para o fato de que Spencer não estava sozinho na noite da sua morte, quem será que estava com ele? Adam.
Betsy confronta Adam que desesperado e sem respostas foge sem dar notícias, a partir daí começa uma busca frenética com muita expectativa e emoção, os pais de Adam Tia e Mike farão de tudo para encontrá-lo.

Enquanto isso outros personagens vivem seus dramas no decorrer da história, como Dante e Susan Loriman que buscam um doador compatível para o transplante de rins do filho Lucas, pondo em jogo um segredo que pode mudar suas vidas para sempre.

E Guy Novak um pai presente e amoroso para com a sua linda filha Yasmin, que sofre bullying na escola por conta de um comentário maldoso do seu professor.

Um livro que mostra nitidamente o poder do amor dos pais para com os filhos, e que barreiras eles são capazes de enfrentar para ver seus filhos felizes e seguros. Vários personagens que aos nossos olhos nada têm em comum, e no fim tudo se une perfeitamente, formando uma trama magnífica de vidrar até quem não é apaixonado por leitura.



EXCELENTE




               


comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...